Fotos: Radar Litoral

Abertura do 1º Festival da Cerveja Artesanal recebe grande público e prossegue até domingo em Ilhabela


Postado em: 03/11/2017

O 1º Festival da Cerveja Artesanal de Ilhabela começou na noite desta quinta-feira (02) e atraiu um grande número de pessoas na Praça Coronel Julião, na Vila. O evento prossegue até domingo (05) e é uma realização do Ilhabela Convention & Visitors Bureau e da Confraria dos Cervejeiros Artesanais de Ilhabela e conta com o apoio da prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo.

Moradores locais e turistas enfrentaram filas para degustar os mais variados tipos de cerveja. "Foi uma feliz coincidência eu estar na ilha justamente no período de realização deste festival", afirmou o engenheiro Lucas Martins, de São Paulo, que passa o final de semana prolongado no arquipélago. Marcelo Soares, de Sorocaba, disse que é fã de cerveja artesanal. "É muito bom degustar cerveja de qualidade em um local maravilhoso como Ilhabela", afirmou ao Radar Litoral.

 A proposta do Festival é reunir apaixonados pela bebida em uma programação especial, que se estende por todo o final de semana prolongado. Os visitantes podem participar de degustações de cinco tipos de cerveja artesanais, escolhidos cuidadosamente pelos membros da Confraria de Ilhabela. Para acompanhar, comidas de boteco são servidas em um espaço gourmet, enquanto restaurantes parceiros oferecem um roteiro gastronômico com pratos preparados especialmente para harmonizar com as cervejas do Festival.

Ricardo Fazzini, secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela destaca que o Festival pode incentivar o fomento de micro cervejeiros artesanais da cidade. “Lançamos o evento no mês de julho no 3º Encontro dos Cervejeiros Artesanais de Ilhabela. O Festival irá integrar o nosso calendário de eventos incentivando o fomento de micro cervejeiros locais, que são os novos empreendedores e, assim, atraindo o público em expansão, fugimos do padrão da produção em grande escala”.

 O evento conta também com o lançamento da Cerveja DAILHA, criada especialmente para a abertura do Festival e produzida por uma cervejaria convidada, além de um Concurso de Melhor Cerveja Artesanal, com júri de especialistas que irão analisar a produção dos 10 membros da Confraria dos Cervejeiros Artesanais de Ilhabela.

Além disso, as novidades e tendências deste universo serão abordadas por especialistas que farão palestras gratuitas e abertas ao público, com a presença de destaques internacionais como a Sommelier de Cerveja, Paula Yunes, atual Cervejeira na Brasserie Fleurs du Malt, na Bélgica, e apresentadora do programa Cervejantes, do Canal +Globosat.

Também estão confirmadas as participações do cervejeiro belga Valery de Breucker e de Kadu Mendes, Sommelier de Cervejas, Mestre em Estilos e responsável pelo site brejada.com.

 O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, disse que a proposta é fazer com que a cidade atraia público diversificado durante o ano todo. “O nosso calendário de eventos integra esporte, cultura e turismo e, com isso, buscamos fazer com que Ilhabela se mantenha movimentada, já que sempre teremos atrativos que atendem o público que busca passeios de finais de semana o ano todo, além de proporcionarmos entretenimento aos moradores”.

 O Festival também convidará os participantes a queimar as calorias acumuladas durante o evento na “Maratoma”, uma corrida que reunirá esporte, cerveja e música. Depois de correr ou caminhar cinco quilômetros, saindo do Perequê e chegando à Vila, os atletas receberão como prêmio uma cerveja gelada e ainda poderão se divertir assistindo um show musical.

 O evento também poderá receber crianças em seu ‘espaço kids’ que terá monitores e diversas atrações para entreter os pequenos.

 Para reafirmar seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social, os organizadores adotaram medidas e cuidados como o uso de copos ecológicos, lixeiras adequadas para o descarte de orgânicos e recicláveis, fruto de uma parceria com o Centro de Triagem de Ilhabela para a reciclagem de tudo o que for descartado no evento, gerando renda e preservando o meio ambiente, e a venda de camisetas personalizadas com renda revertida ao Lar do Ancião Feliz de Ilhabela.

Programação

Dia 02 – Quinta-feira

9h30 - “Conversa de Boteco” com quem entende de Cerveja Artesanal na Cervejaria Caiçara.

Entrega oficial das nove Cervejas Artesanais produzidas pelos integrantes da Confraria dos Cervejeiros Artesanais de Ilhabela ao Júri do concurso de Melhor Cerveja Artesanal de Ilhabela 2017.

17h – DJ

18h - Banda Local

21h - Show com a Banda Trinca Acústica: 21h

Dia 03 – Sexta-feira

17h – DJ

18h - Banda Local

21h - Show com Heloá Holanda: 21h

Dia 04 – Sábado

14h - DJ

15h - 1ª Maratoma de Ilhabela (uma corrida que reúne esporte, cerveja e música) – Largada Passarela Estaiada.

16h - Banda Local

17h - Premiação Maratoma

19h - Banda Local

20h - Premiação da Melhor Cerveja Artesanal de Ilhabela 2017

21h - Show com a Banda Monallizza Tributo a Tim Maia

Dia 05 - Domingo

Nos bares, restaurantes, hotéis e pousadas associados e parceiros do Ilhabela Convention & Visitors Bureau, saboreie a Cerveja Artesanal DAILHA, lançada com exclusividade durante o 1º Festival de Cerveja Artesanal de Ilhabela.



Últimas Notícias