Larissa Duarte/PMSS

Projeto Carreta Somos Água permanece em São Sebastião até sábado


Postado em: 18/10/2017

São Sebastião recebe até sábado (21), na Rua da Praia o Projeto Carreta "Somos Todos Água" da Sabesp, que já esteve em Caraguatatuba e na próxima semana visita Ubatuba.

A carreta que serve como laboratório móvel, conta com cinema 360 graus – com painéis de LED - que mostra o percurso da água, desde a sua formação, através das chuvas que enchem as captações (mananciais) ao encaminhamento para as estações de tratamento e, posteriormente, até às casas dos consumidores. Além disso, o processo de tratamento de esgoto.

Os alunos do 5º ano A da escola Maria Alice Rangel, do bairro Jaraguá, Costa Norte, visitaram a carreta na manhã de segunda-feira (17), dentro da parceria entre a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação.

O filme apresentado mostrava o percurso da água, desde sua formação, através das chuvas que enchem as captações (mananciais) ao encaminhamento para as estações de tratamento e, posteriormente, a casa dos clientes. Há ainda, o processo de tratamento de esgoto que também faz parte do ciclo da água.

Em seguida as crianças foram levadas ao pequeno laboratório da carreta onde a monitora explicou como é feita a análise e o controle da qualidade da água. Além disso, hidrômetros fraudados foram mostrados aos estudantes para que pudessem ser conscientizados que tal prática é crime e que quem paga a conta somos todos nós.

Eles também puderam se divertir na parte dos jogos interativos da Sabesp, onde eles puderam caçar fraudes e tentar se conectar corretamente a ligações subterrâneas de água, águas pluviais e esgotos. E por último, a etapa de realidade virtual com um jogo sobre limpeza da caixa d'água, que encantou as crianças.

A aluna Ana Beatriz Alves Francisco Pires, 11, disse que achou tudo muito legal. "Aprendi muita coisa que não sabia da água e agora posso repassar para as pessoas", declarou a menina.

Deivid da Silva Santana, 11, contou que o jogo que mais gostou foi o de realidade virtual. "Eu achei muito legal a visita, os jogos. Aprendi que as caixas d'água têm que limpar de seis em seis meses", comentou o menino sobre o novo aprendizado.

Outras escolas da rede municipal também estão programadas pra realizar o passeio entre os dias 18 e 19. O caminhão tem a sua exposição aberta ao público e vai até sábado (21/10), com horário de funcionamento das 8h às 17h, sendo a última sessão com início às 16h30.

 



Últimas Notícias