Prefeito de Ilhabela inaugura escola de ensino infantil e anuncia investimentos



Postado em: 10/02/2014


Ilhabela - 11/02/2014 - A Prefeitura de Ilhabela inaugurou a primeira escola infantil em tempo integral do município. Trata-se da Escola Municipal “Natã Ugo Soares Domingos”, situada no bairro do São Pedro. O nome é uma homenagem ao ex-aluno ilhabelense, que faleceu no final do ano passado em um acidente em Ubatuba. A unidade atenderá alunos das fases I (4 a 5 anos) e II (5 a 6 anos).

Na ocasião, estavam presentes na cerimônia de inauguração, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci; o chefe de Gabinete, Cezar De Tullio; os secretários municipais: Lídia Sarmento (Educação), Luiz Biondi (Administração), Flávio Miranda (Obras), Harry Finger (Turismo), Cristobal Parraga (Meio Ambiente) e Nuno Gallo (Cultura). O Legislativo de Ilhabela foi representado pelo vice-presidente da Câmara, Adilton Ribeiro, e os vereadores Valdir Veríssimo e Rita Janete de Oliveira.

A família do homenageado estava representada pelo pai do ex-aluno, o pastor Arnaldo Ugo Domingos, a mãe Ester Soares Vieira Domingos, e as irmãs Queila Vitória, Késia Soares e Kelly Domingos. “Assim como a saúde, educação é prioridade. Quando investimos neste segmento preparamos o futuro da nossa cidade. Fico muito feliz também com a homenagem ao Natã, filho do querido pastor Arnaldo. Nesta escola já teremos também o ensino em tempo integral, uma novidade da nossa educação para este ano e que até 2016 deverá estar em 90% das unidades municipais”, disse em seu discurso o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

Para a secretária de Educação, professora Lídia Sarmento, a nova unidade será de extrema importante para os alunos do sul da Ilha. “A E.M. Natã Ugo Soares Domingo atenderá, já em tempo integral, os alunos das fases I (4 a 5 anos) e II (5 a 6 anos). A escola receberá cerca de 60 alunos, de toda a região Sul, como Portinho, Borrifos, Piúva, entre outros. É uma escola completa, que passou por algumas reformas e está pronta para atender com qualidade todos os alunos”, afirmou a secretária.

O vereador Valdir Veríssimo também deixou o seu comentário. “A administração faz um excelente trabalho na região sul do arquipélago. É visível a diferença. Atualmente, os espaços públicos estão abertos e disponíveis para a população. Agora, mais uma conquista com esta nova escola infantil. Estão todos de parabéns”, declarou o vereador.

A gestora da escola, Ivana Lúcia Gomes da Silva, parabenizou administração municipal e equipe. “Hoje é um dia especial. Estou muito feliz e é um privilégio fazer parte desta administração. A equipe que trabalha na unidade é fantástica. Muito obrigado por tudo. Quem ganha com tudo isso, com certeza, é a população de Ilhabela”, diz.

Nova escola

A nova unidade atenderá alunos das fases 1 (4 a 5 anos) e 2 (5 a 6 anos). Haverá também uma outra sala multidisciplinar com TV, DVD, colchões para descanso dos alunos e uma brinquedoteca. Em maio de 2012, a Prefeitura de Ilhabela inaugurou a nova Escola Municipal “Maria Thereza de Freitas Vidal”. A escola recebe crianças do ensino infantil e também de 1º ao 5º ano do ensino fundamental e conta com quadra poliesportiva. Com isso, durante este período, o antigo prédio da escolinha ficou sem uso até a reforma e adaptação para receber esta nova unidade. A Escola Municipal “Natã Ugo Soares Domingos” entá em funcionamento desde o último dia 5 de fevereiro – início das aulas da rede municipal de ensino.

O prédio passou um por uma pequena reforma e alguns ajustes estruturais, como a manutenção do telhado, pintura, troca dos brinquedos no parque, adaptação dos banheiros, entre outros. “Essa nova escola de ensino infantil vai atender toda a região sul da Ilha. É importante ressaltar que esta nova unidade já vai atender os alunos em tempo integral, ou seja, com atividade extracurriculares no contraturno escolar. A escola é a primeira no município a atender alunos de educação infantil em tempo integral em uma única unidade.

Homenagem

Ex-aluno da rede municipal de ensino, Natã tinha 13 anos e era natural de São Sebastião. Filho do pastor Arnaldo Ugo dos Santos Domingos, da Igreja Brasil para Cristo, localizada no bairro São Pedro, e de Ester Soares Vieira Domingos, ele estudava na E.M. Profª Dra. Ruth Correia Leite (Barra Velha). “O Natã me proporcionou 13 anos de muita alegria e felicidade. Infelizmente ele nos deixou, mas confiamos nos propósitos de Deus e tenho certeza que eu dia vamos nos encontrar. Quero agradecer o prefeito Toninho Colucci, o Cézar (chefe de Gabinete), a Lídia (secretária de Educação) e toda a equipe da Prefeitura por esta linda homenagem. Estou muito feliz. Obrigado”, disse o pai e pastor Arnaldo Ugo dos Santos Domingos.

Natã tinha três irmãs: Queila Vitória, Késia Soares e Kelly Domingos. Ele foi vítima de um acidente no último dia 30 de dezembro, em Ubatuba. O morador do bairro da Barra Velha, Diego Rodrigues da Silva, também prestou a sua homenagem e cantou a canção “Campeão”, da cantora gospel Jamily.

Escolas, creche e Etec 

O prefeito Toninho Colucci aproveitou a oportunidade para anunciar novos investimentos da educação do município, como a construção da nova escola do bairro da Armação.  Com um investimento de mais de R$ 2 milhões, a Prefeitura de Ilhabela deve entregar a obra até o final deste ano. A unidade atenderá alunos de 1º ao 5º ano. As obras já começaram e também atenderá em tempo integral. A nova escola contará com seis salas de aula com espaço amplo e moderno para melhor atender aos alunos da comunidade.  A atual Escola Municipal Leonardo Reale passará por reforma e atenderá crianças de 1 a 5 anos. Já o novo espaço será responsável pelo atendimento dos alunos do Ensino Fundamental 1. A quadra poliesportiva, situada ao lado das unidades, será reformada e ficará à disposição dos alunos para realizarem atividades esportivas, recreativas e festivas. Vale ressaltar que o terreno que vai receber a nova escola foi doado pelo proprietário. “Será nossa oitava escola construída e que vai melhorar o atendimento aos alunos da região norte da ilha”, disse o prefeito.

O bairro do Portinho também será contemplado, em breve, com um nova escola em tempo integral. “Nossa cidade já conta com cerca de 500 alunos que estudam em tempo integral e queremos aumentar esse número. Vale ressaltar que o ensino integral diminuiu o número de alunos nas escolas, com isso, temos construir mais unidades e trabalhar para conceder uma excelente qualidade de ensino”, explicou Colucci. De acordo com o prefeito, a nova creche da Barra Velha está com o projeto pronto e deve ser entregue até final deste ano.

Ainda segundo o prefeito, as novidades não param por aí. Ilhabela deverá abrigar uma Etec, na Barra Velha, com cursos de Turismo, Hotelaria e Gastronomia. “O local tinha de ser estratégico. Com a Etec na Barra Velha, atenderemos alunos de toda Ilhabela e também de São Sebastião”, comentou o prefeito. Atualmente, a cidade já conta com salas descentralizadas com cursos da Etec de São Sebastião.



Últimas Notícias