Radar Litoral

Com vazão baixa em mananciais, Sabesp alerta para economia de água em Ilhabela e Ubatuba


Postado em: 11/10/2017

O fornecimento de água tratada nos municípios do litoral norte se mantém estável no momento. No entanto, a Sabesp alerta para a baixa quantidade de chuvas consistentes que vem afetando a vazão dos mananciais de abastecimento que atendem Ilhabela e Ubatuba.

Em Ilhabela, a Cachoeira da Água Branca (foto), principal manancial utilizado no abastecimento do município, está com sua vazão bastante reduzida. O mesmo acontece em Ubatuba nos rios que abastecem os sistemas Maranduba e Itamambuca. Como não há previsão de chuva para os próximos dias, a companhia solicita a todos aos moradores e turistas que vierem passar o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida na cidade que utilizem a água de forma racional e sem desperdícios.

A empresa ressalta que acompanha em tempo real a vazão dos mananciais que utiliza para captar a água que é tratada e distribuída à população. Casos de emergências podem ser relatados à Central de Atendimento da Sabesp, que segue gratuitamente à disposição 24 horas pelo telefone (195 ou 0800 0550 195), Agência Virtual (www.sabesp.com.br) ou aplicativo para celulares e tablets iOS ou Android.

Confira algumas dicas de economia:

- Tome banhos mais curtos;

- Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;

- Evite lavar o carro – caso seja inevitável, não utilize a mangueira; prefira um balde com água;

- O uso da mangueira também deve ser evitado para lavar a calçada ou o quintal. Dê preferência à vassoura e um balde com água;

- Utilize a lava-roupa e a lava-louça apenas quando elas estiverem na capacidade máxima;

- Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar.



Últimas Notícias