André Santos/PMSS

Artista Juci Guedes abre exposição de arte em escola da Costa Norte



Postado em: 06/10/2017


A escola municipal Cynthia Cliquet Luciano, no bairro Enseada, na Costa Norte de São Sebastião, montou uma galeria de artes e mensalmente um artista local é convidado para expor suas obras. A escolhida deste mês foi a artista Juci Guedes, que apresenta a técnica de cerâmica em quadros e esculturas. 

A abertura oficial da exposição foi feita na noite de quarta-feira (04/10) e contou com a participação de alunos, ex-alunos e artistas da cidade. Denominada "Desafios", a exposição conta com obras em cerâmica feitas pela artista que há 20 anos escolheu São Sebastião para morar e dedica parte de seu tempo para pintar, esculpir e ilustrar livros.

"Vim para São Sebastião depois de passar por um problema sério familiar e desde que cheguei, há 20 anos, procurei algo para passar meu tempo e dedicar meus dias. E a arte entrou nesta história de maneira brilhante e até hoje exerce um papel muito importante na minha vida", lembrou Juci.

Na avaliação da artista, a iniciativa da escola em preparar uma sala para a exposição de artes é uma grande oportunidade de mostrar para os alunos novas oportunidades. "Fiquei muito feliz quando recebi o convite e ao chegar aqui me encantei com a estrutura preparada pela escola. Sem dúvida nenhuma uma grande oportunidade para a comunidade conhecer o nosso trabalho e se afeiçoar com exposições de arte", disse.

A diretora da escola, Carla Costa, fez questão de ressaltar a importância do projeto para a comunidade como um todo. "Nosso objetivo é deixar a escola aberta para toda a comunidade para as manifestações artísticas que possam vir repercutir positivamente e que mostrem uma realidade completamente diferente da que eles vivem diariamente. Queremos que com este tipo de ação estes alunos e a comunidade do entorno possam ter um despertar artístico", completou.

De acordo com o professor Emanuel Rezende Araújo, da disciplina de Artes, e idealizador do projeto, desde o início do projeto cerca de duas mil pessoas já passaram pela galeria. "Já recebemos aqui alunos da rede municipal, moradores dos bairros do entorno e alunos dos projetos desenvolvidos pela Prefeitura. Sem dúvida nenhuma é uma boa oportunidade de todos terem um contato mais próximo com as artes", acrescentou.

Para a diretora pedagógica da secretaria de Educação, Vanessa Parleta, o projeto, pioneiro em São Sebastião, está sendo muito bem desenvolvido. "O trabalho desenvolvido pela equipe do Cynthia Cliquet é excepcional e eu não tenho dúvidas de que apreciar a arte e a cultura com a oportunidade de uma vivência diferenciada é uma maneira muito interessante de valorizar o artista e de fazer o resgate da cultura", finalizou.  



Últimas Notícias