Larissa Duarte/PMSS

Estudantes da rede de ensino de São Sebastião visitam obras do Contorno Sul



Postado em: 03/10/2017


A Prefeitura de São Sebastião, em parceria com a construtora Queiroz Galvão e com autorização do Governo do Estado, iniciou esta semana um programa para levar as crianças da rede municipal de ensino para conhecer as obras da Rodovia dos Tamoios Contorno Sul.

Alunos das escolas Sebastiana da Costa Bittencourt, de Barra do Una, e Nair Ribeiro de Almeida, de Juquehy, localizadas na Costa Sul, participaram de uma visita monitorada na manhã de segunda-feira (02/10) ao canteiro central da construtora, no bairro do Jaraguá, Costa Norte, e ao túnel do Morro do Abrigo, na região central.

Na ocasião, eles participaram de uma palestra com fotos, vídeos e informações sobre a obra realizada nos lotes 3 e 4 que são de responsabilidade da Queiroz Galvão. Foram tradados assuntos da parte técnica da construção, a organização, equipamentos, máquinas utilizadas para a escavação, entre outros assuntos. Os jovens puderam entender como funciona o trabalho realizado no empreendimento e tirar dúvidas sobre processos executados na construção.

Depois de receberem os Equipamento de Proteção Individual (EPI's) os alunos foram levados por um ônibus da empresa até o canteiro do bairro Morro do Abrigo. Lá puderam observar a rotina dos trabalhadores e, em um outro ônibus, conhecer parte do túnel por dentro.

Segundo João Manoel Rodrigues, engenheiro e palestrante da visita, é muito gratificante realizar uma ação como essa. "Passar o conhecimento que eu tenho da obra, eu acho muito importante, principalmente para as pessoas, alunos e moradores saberem como vai ficar onde eles moram depois da obra pronta", declarou Rodrigues.

A aluna da escola Nair Ribeiro de Almeida, Lara Fish, 14, contou que a visita se tornou proveitosa e rica em aprendizagem. "Foi muito legal saber como funciona. As pistas que a gente anda, como são construídas, o por trás delas, o que é feito, foi uma experiência muito fantástica. Eu não sabia como eles furavam os túneis, e hoje eu fiquei impressionada, porque eu não tinha a mínima ideia", ressaltou Lara.

Anthony Faustino, 15, também da escola Nair Ribeiro, disse que foi interessante saber como é realizada uma obra como essa. "Foi uma experiência nova, não é todo dia que se vive isso. A parte que eu mais gostei foi dos túneis, de saber como que eles são feitos, a explosão, a limpeza, tudo", concluiu o aluno.



Últimas Notícias