Abertura da Virada Sustentável do Litoral Norte será na sexta no Instituto Verdescola


Postado em: 02/10/2017

A sede do Instituto Verdescola, na Vila Sahy, na Costa Sul de São Sebastião, receberá a abertura oficial da Virada Sustentável 2017, nesta sexta-feira (6/10). Diversas autoridades devem estar presentes no evento, que conta com apoio do Instituto de Conservação Costeira (ICC), co-gestor da Área de Proteção Ambiental –APA Baleia Sahy.

Realizada pela primeira vez no Litoral Norte, a Virada Sustentável prosseguirá até domingo, 08, simultaneamente, nas cidades de São Sebastião e Ilhabela. Seu objetivo é promover uma mobilização em prol da sustentabilidade, ou seja, conscientizar para um desenvolvimento equilibrado e de menor impacto possível. Tem ainda como base principal os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável defendidos pela ONU. 

Primeiro dia

Para a manhã do primeiro dia da Virada, no Verdescola, haverá solenidade de abertura (9h30 às 10h15) e coffee break (10h15 às 10h30), seguido de uma caminhada ecológica até a APA Baleia Sahy (10h30 às 11h30). No período da tarde está programada apresentação de "Contos Caiçaras", com Neide Palumbo (13h30 às 14h10); exposição de fotos e artefatos de caça, com equipe do PESM (13h30 às 16h); sessão de cinema com rodas de conversas e debates sobre "Consumo Sustentável" (14h30 às 15h30); oficinas ambientais "Transformando os Materiais" (13h30 às 16h); e as gincanas ambientais "Aprender Brincando" (13h30 às 16h);

Fechando a programação de abertura terá o concurso de desenho "Minha Cidade Sustentável" (15h30 às 16h30).  As atrações devem abranger alunos, professores e toda a comunidade da região.

A Virada

O evento é uma parceria entre as prefeituras de São Sebastião e Ilhabela e organizações da sociedade civil, um grupo de voluntários e empresas de diversas atuações agindo em prol da comunidade. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram definidos durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015. Ao todo, a agenda é composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, crescimento econômico inclusivo, entre outros.

São os ODS a base das atividades escolhidas para todas as edições da Virada Sustentável e, particularmente, em São Sebastião e Ilhabela, foram eleitos alguns deles para guiarem rodas de conversa durante o evento. Tais discussões são pontos altos da programação, já que abrem um espaço inclusivo, com questões pertinentes às duas cidades, sua conexão e desenvolvimento.

O Instituto Verdescola fica localizado na Rua Marginal, 44, na Vila Sahy, São Sebastião, SP.  Para a programação completa da Virada Sustentável 2017 acesse: facebook.com/viradasustentavelsaosebastiaoilhabela.

 



Últimas Notícias