Ilhabela registra 32 mil atendimentos no hospital e 75 mil do PSF no 2° quadrimestre



Postado em: 02/10/2017


A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, realizou  uma audiência pública para a prestação de contas da gestão da secretaria referente ao 2º quadrimestre de 2017, no plenário da Câmara Municipal, na Vila. Entre os números mostrados, mais de 32 mil atendimentos no hospital municipal e 75 mil no Programa de Saúde da Família (PSF).

Na ocasião foram apresentadas detalhadamente a receita e despesa do setor em conjunto com os índices de atendimento, assim como ações e serviços de todas as divisões da pasta. Segundo a secretaria, foram investidos até o momento, R$51 milhões na saúde para criação e aprimoramento dos diferentes tipos de serviços ofertados pelas repartições.

As informações também demonstram que o Hospital Municipal Governador Mário Covas Júnior (HMC) realizou neste segundo quadrimestre (entre os meses de maio e agosto) procedimentos médicos. Entre estes, mais de 32.161 são de atendimentos, 31.130 foram consultas, 24.650 foram serviços de enfermagem e 9.647 exames de diagnósticos foram executados. Houve, ainda, 573 atendimentos especiais, que incluem cirurgias, serviços de ortopedia, otorrinolaringologia e anestesia, além de partos.

A Vigilância Sanitária realizou 272 inspeções sanitárias em estabelecimentos comerciais, 199 cadastros de estabelecimentos e outros trabalhos como recebimentos e atendimentos de denúncias e reclamações, instalação e conclusão de processos administrativos e ações conjuntas com outras secretarias também foram cumpridos.

Na Vigilância Epidemiológica foram registrados 4 óbitos por causas externas (acidentes de trânsito, afogamentos ou agressões). O Programa de Controle Populacional Animal, realizado por intermédio do Centro de Referência Animal, único na região, é destaque na quantidade de serviços prestados. Já foram executados mais de 6,8 mil atendimentos, sendo 715 consultas e 684 retornos. Neste período também foram realizados 650 procedimentos de castração.

Já o Programa de Saúde da Família (PSF), oferecido pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), apontou 75.716 processos realizados. Desse total, 31.169 são resultantes de visitas domiciliares individuais dos agentes de saúde, 22.807 são consultas médicas e 3.261 coletas de exames, além de outras ações como grupos educativos, pré-natais, radiodiagnósticos e tratamentos especiais para diabetes, hipertensão, hanseníase e tuberculose.

Foram apresentados ainda os números do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Programa de Intensificação de Ações e Controle da Dengue (PIACD), Superintendência em Controle de Endemias (Sucen), Serviços de Referência Encaminhamentos - Regulação, Núcleo de Educação Em Saúde (NES), Programa Saúde da Família (PSF) e Ouvidoria.

A audiência ocorreu em cumprimento ao que determina o parágrafo 4º do artigo 9º da Lei Complementar Federal nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). A prestação de contas é aberta a toda população.



Últimas Notícias