Arnaldo Klajn/PMSS

Secretaria de Meio Ambiente inicia projeto de recuperação da vegetação na Praia Deserta


Postado em: 29/09/2017

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) juntamente com a Secretaria das Administrações Regionais (SEADRE) estiveram, nesta quinta-feira (28/), na Praia Deserta, região central de São Sebastião, executando uma ação de manejo e poda da vegetação existente no local.

A ação está prevista em um projeto elaborado pela SEMAM para a recuperação da vegetação nativa e preservação e conservação do ecossistema do local. A ideia, segundo o secretário de Meio Ambiente, Auracy Mansano, é de que, em médio prazo, toda a vegetação de espécies nativas seja recuperada. "Neste primeiro momento estamos fazendo a poda das espécies arbustivas, como é o caso do marmeleiro que se encontra lá, para que a incidência dos raios de sol entre em contato com o solo e possam germinar novas espécies de herbáceas como é o caso do jundu", explicou.

O secretário fez questão de ressaltar que toda a ação fez parte de um estudo realizado pela secretaria e que a partir de agora está sendo colocado em prática. "Antes de iniciarmos a ação fizemos todo o estudo da área considerando as espécies que ali estão e principalmente as que deveriam estar sendo colocadas ali para que volte a praia a contar com o ecossistema primitivo", disse.

Toda a atividade foi acompanhada de perto por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente bem como pela Polícia Ambiental por se tratar de uma área de preservação. "Estamos fazendo tudo dentro do que manda a legislação ambiental e a nossa intenção é de que estas podas sejam feitas em períodos de três meses até que a área seja toda recuperada", concluiu Mansano.

 



Últimas Notícias