Cidades da região assinam convênios com Fundo Social do Estado para cursos de qualificação profissional



Postado em: 26/09/2017


A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, esteve em Taubaté, na última segunda-feira (25/9), para a assinatura de convênios com as cidades da RMVale. Do Litoral Norte, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela oficializaram novas parcerias para a realização de cursos de qualificação profissional.

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, e a primeira-dama, Júlia Tenório, assinaram o documento para que a cidade ofereça cursos no ramo da construção civil, beleza e horta educativa. Os cursos atenderão 120 pessoas ainda esse ano, sendo 40 em cada ramo.
 
Fora o convênio com o Fundo Social do Estado, o Fundo Social de Ilhabela formará em 2018 mais 300 alunos com a segunda edição de suas 15 oficinas de qualificação profissional. Nesse início de ano, 400 pessoas receberam certificados de cursos de panificação, costura, auxiliar de cabeleireiro, manicure, marcenaria, jardinagem, elétrica, garçom, depilação, design de sobrancelha, cuidador de idoso, informática, bordado, bijuterias e barbeiro.
 
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela, Júlia Tenório, explicou que os cursos agregam qualificação e abrem novas oportunidades de emprego e geração de renda. “A qualificação é muito importante como geradora de oportunidades”.
 
O prefeito Márcio Tenório disse que o Fundo Social desempenha um importante trabalho e citou os novos investimentos para criação de mais vagas de emprego. "Apresentarei aos vereadores o projeto para criar mais 100 vagas no SOS, que realiza serviços de limpeza pública, e até o final desse ano anunciaremos um pacote de obras para absorver mão de obra de Ilhabela", destacou Tenório, acompanhado da vice-prefeita, Gracinha Ferreira, do secretário de Administração, Osvaldo Julião,  e do vereador Mateus Pestana.
 

Caraguatatuba

Caraguá foi um dos 38 municípios contemplados, na manhã desta segunda-feira (25/9), com os convênios e protocolos de intenções com o Fundo Social de Solidariedade do Estado para promoção de cursos de qualificação profissional na cidade. O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, esteve em Taubaté acompanhado da presidente do Fundo Social de Caraguatatuba, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, da assessora do Fundo Social, Denise Peixoto, e da esposa do vice-prefeito de Caraguatatuba, Rosana de Campos.
 
Na oportunidade, Aguilar Junior e Samara de Aguilar assinaram o convênio para nova Escola de Moda, para aquisição de insumos para o curso de customização de roupas, além da nova fase do Polo da Construção Civil (para cursos de assentador de piso e azulejo, encanador e pedreiro). Além disso, em breve será assinado outro convênio para a implantação da horta educativa, voltado para crianças. "Proporcionando estes cursos de qualificação estamos resgatando a autoestima das pessoas e fortalecendo o vínculo familiar. Em breve vamos informar a população para que faça a inscrição no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)", destaca a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar.
 
A presidente do Fundo Social do Estado, Lu Alckmin, ressaltou a parceria como o grande sucesso na realização dos cursos. "Esta união entre Estado e municípios, dedicação e vontade dos representantes de cada cidade é muito importante para a população. Quando se qualifica o ser humano, ele se torna independente, ele resgata a sua autoestima. O trabalho dignifica o homem e todos estes projetos engrandecem o ser humano", comentou.

São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião promoverá mais sete cursos de qualificação profissional em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FSS). São dois cursos na área de construção civil, dois voltados à padaria artesanal e um relacionado à "escola de beleza". Além disso, o Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião vai implantar mais dois projetos de "hortas comunitárias" em escolas da rede municipal de ensino.

O anúncio dos convênios aconteceu no evento promovido em Taubaté, no Vale do Paraíba. Os cursos em parceria com o FSS estão programados para o próximo ano e se juntam às dezenas de outras iniciativas profissionalizantes que a Prefeitura de São Sebastião tem efetivado com outros parceiros, como o Senai e a Fatec/Etec.

A administração municipal já alcançou cerca de 700 pessoas com os cursos profissionalizantes e espera que esse número chegue mil até o final do ano. Para o ano que vem, a meta que é que pelo menos três mil sebastianenses tenham oportunidade de fazer cursos de qualificação profissional e possam ter melhores condições de ingresso no mercado de trabalho.



Últimas Notícias