Cláudio Gomes/PMC

Caraguatatuba está entre as 10 cidades do Estado em programa que avalia gestão ambiental


Postado em: 25/09/2017

Caraguatatuba está entre os 10 municípios no ranking do Programa Município VerdeAzul (PMVA), que avalia e apoia a gestão ambiental das prefeituras paulistas. O anúncio do resultado foi feito pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que também destacou os municípios paulistas que mais evoluíram da 1ª Pré-certificação para a 2ª Pré-certificação do PMVA, um novo critério de avaliação do programa.

Dentre os 539 municípios do Estado de São Paulo, Caraguatatuba ficou em 8º lugar. Os 10 municípios paulistas que estão melhor pontuados no ranking geral, até o momento, são: Fernandópolis (89,47%), Novo Horizonte (88,57%), Botucatu (84,77%), Itu (82,51%), Cerquilho (79,72%), Itapira (77,92%), Gastão Vidigal (77,07%), Caraguatatuba (76,77%), Jaguariúna (76,67%) e São José do Rio Preto (75,51%).  
 
As relações completas divulgadas hoje podem ser consultadas no site do PMVA. Em dezembro, será feito o anúncio final do Ranking Ambiental Paulista 2017.
 
Desenvolvimento sustentável

O PMVA, lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental, com estímulo e auxílio às prefeituras paulistas, na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas em busca de um desenvolvimento sustentável.

As ações propostas pelo programa compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental. A primeira pré-qualificação do PMVA 2017 ocorreu em Mogi das Cruzes, na região do Alto Tietê, Região Metropolitana de São Paulo.

 



Últimas Notícias