Secretaria de Esportes renova convênio do programa Praia Acessível



Postado em: 06/02/2014


Foto: Divulgação/PMSS

São Sebastião-06/02/2014 - Recebido em São Paulo pelo secretário estadual adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Antonio Pellegrini, o secretário de Esportes de São Sebastião, Fábio Lopez, assinou a renovação do convênio entre Prefeitura e Governo do Estado por mais 24 meses para o programa Praia Acessível.
Na pauta, além da renovação, foi discutida a possibilidade de ampliação do programa na cidade e o secretário estadual também anunciou que em breve virá acompanhar de perto a atividade desenvolvida na Praia Grande, no Balneário dos Trabalhadores, na região central.
O Praia Acessível é um serviço diferenciado oferecido às pessoas com deficiência e São Sebastião recebe diversas excursões do Vale do Paraíba e demais localidades do Estado, além de centenas de pessoas da cidade que usufruem deste benefício.
De acordo com Fábio Lopez a secretaria de Esportes segue a determinação da Administração Municipal de celebrar o maior número de convênios possíveis tanto com o Governo do Estado quanto Federal, sempre com o objetivo de trazer cada vez mais recursos para o município e com isso ampliar o atendimento ao cidadão.
Praia Acessível
Lançado no verão de 2010 pelo Governo do Estado de São Paulo, o Programa Praia Acessível é uma iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e visa disponibilizar cadeiras de rodas anfíbias em cidades do litoral, garantindo o pleno acesso das pessoas com deficiência às praias paulistas.
As cadeiras utilizadas no programa são feitas com um pneu especial que permite superar a dificuldade da areia e também não afundam dentro da água, sendo a altura compatível com a possibilidade do usuário sentir a água, sempre numa profundidade não perigosa do mar e com facilidade de transferência por meio de braços removíveis.
O País tem 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, segundo o Censo do IBGE/2010, e este programa procura levar um lazer diferenciado utilizando a cadeira de rodas anfíbia, que só pode ser utilizada por usuário de cadeira de rodas acompanhado de facilitador ou outra pessoa, independentemente de sua condição física, mediante apresentação de documentos de ambos e preenchimento de um Termo de Responsabilidade.



Últimas Notícias