Prefeitura de São Sebastião presta homenagem a Gabriel Medina nesta segunda



Postado em: 24/09/2017


A Prefeitura de São Sebastião prestará uma homenagem ao sebastianense e campeão mundial de surfe, Gabriel Medina, por todas suas conquistas no cenário esportivo internacional e por levar ao mundo o nome da cidade de São Sebastião. A solenidade será realizada nesta segunda-feira (25), às 18h30, no Teatro Municipal.

Gabriel Medina, é o maior ídolo do surfe brasileiro na atualidade, e o primeiro surfista do Brasil campeão mundial profissional de surfe. A história dele se mistura com o mar desde a infância. Nascido em 22 de dezembro de 1993, começou a surfar aos nove anos, influenciado por seu pai, Charles Saldanha, na Praia de Maresias, em São Sebastião, onde mora até hoje e local escolhido para criar o Instituto Gabriel Medina.

O primeiro título de destaque nacional veio logo aos 11 anos, no Rip Curl Grom Search, na categoria sub-12, em Búzios/RJ, despertando o interesse da marca que viria a ser sua patrocinadora master. Depois, despontou em vários campeonatos de expressão, como Brasileiro Amador e o Paulista.

No exterior, começou a sua caminhada de pódios com um segundo lugar no Volcom Sub-14, na Califórnia, e depois foi vice-campeão no Mundial Amador sub-16, no Equador. Em julho de 2009, Gabriel assinou contrato com a Rip Curl e iniciou a carreira profissional. Dez dias depois, venceu a etapa do Mundial, no Brasil, ganhando projeção. Em 2011 veio a sequência que o garantiu na elite mundial, o QS 6 estrelas Prime em Imbituba, Santa Catarina, os dois QS 6 estrelas na França e na Espanha.

Além disso, uma vitória na etapa do Mundial Pro Júnior, também em ondas francesas. Ingressou no CT no meio de 2011, com apenas 17 anos, o mais jovem até hoje e surpreendeu já vencendo duas etapas, na França e nos Estados Unidos. Em paralelo, foi campeão mundial Pro-Júnior, também pela World Surf League (WSL), em 2013, comemorando o título no Brasil, na Praia da Joaquina, em Florianópolis, Santa Catarina.

No ano seguinte, o sonhado título mundial, o primeiro de um brasileiro. A data foi 19 de dezembro de 2014 e de forma mais do que convincente, com três vitórias em etapas e superando os ícones Kelly Slater e Mick Fanning. Em 2015 disputou o título mundial até a etapa final no Havaí, terminando em terceiro lugar e com o título da Tríplice Coroa Havaiana, sendo o primeiro brasileiro a conquistar essa disputa especial. Em 2016, repetiu o terceiro lugar, se mantendo entre os melhores do Mundo.

 

INSTITUTO

Junto à carreira como competidor, Gabriel Medina vai escrevendo mais um capítulo em sua história. Em 2017, inaugurou o Instituto Gabriel Medina (IGM), com a sua sede construída na Praia de Maresias, onde ele sempre morou e aprendeu a surfar. Idealizada pelo próprio surfista junto com sua família, a instituição tem como objetivo garantir a mesma estrutura que o ídolo do surfe conta atualmente na parte física e técnica, incluindo alimentação, atendimento médico e odontológico e ações extras como apneia.

São 336 metros quadrados de frente para o mar, incluindo academia para exercícios físicos, piscina, auditório para palestras e aulas de inglês, Tech Lab, para aulas de tecnologia, área médica e refeitório. O projeto vem beneficiando 40 atletas, tanto no masculino quanto no feminino.

Principais conquistas

Até agora, foram sete vitórias na elite mundial, entre muitas outras:

1. 2011 – Rip Curl Pro Search – São Francisco/Estados Unidos

2. 2011 – Quiksilver Pro France – Hossegor/França

3. 2014 – Quiksilver Pro Gold Coast – Snapper Rocks/Austrália

4. 2014 – Fiji Pro – Tavarua/Fiji

5. 2014 – Billabong Pro Tahiti – Teahupoo/Taiti

6. 2015 – Quiksilver Pro France – Hossegor/França

7. 2016 – Fiji Pro – Tavarua/Fiji 



Últimas Notícias