PMI

Prefeitura de Ilhabela entrega acessibilidade na orla do Portinho e contenção do Morro do Barreiros



Postado em: 10/09/2017


A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, realizará na próxima terça-feira (12/9) a entrega de duas obras como parte das ações promovidas em comemoração ao aniversário de 212 anos da emancipação político-administrativa da cidade. A adequação da praça do Portinho à lei de acessibilidade e a contenção do Morro do Barreiros, no trecho norte da SP-131.

A primeira ação será a entrega oficial das adequações na praça localizada no bairro do Portinho, região sul do arquipélago, às 10h. As adequações atendem à lei nº 10.098/2000, que dispõe sobre a acessibilidade de pessoas com limitações físicas em construções públicas e privadas. A praça passou por reformas anteriormente, mas a acessibilidade para portadores de necessidades não foi contemplada.

Com as adequações, o espaço estará apto para receber todos, igualmente. A praça está situada na avenida Brasil, sem número, na altura do bairro do Portinho.

Já a segunda obra, a contenção no Morro do Barreiros, será entregue às 16h. O local ficou instável após serviços de alargamento da via no ano passado e, em períodos de chuva, a área constantemente sofria com deslizamentos de blocos de pedra e terra. Foram aplicadas tela revestida, cabos de aço, presilhas, grampos e placas de ancoragem. O Morro do Barreiros fica na avenida Luís Massa, no bairro do Barreiros.

Segundo o secretário de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, Katzumi Hoyer, as obras beneficiarão diretamente tanto a população, quanto turistas e veranistas que visitam o município. “Estamos trabalhando para garantir a segurança de moradores e turistas. No caso do Morro do Barreiros era uma contenção necessária. Com relação à obra de acessibilidade, o local não tinha acesso para os portadores de necessidades especiais, como os cadeirantes, por exemplo. A Prefeitura realiza as adequações para que a população seja atendida, e para que as condições de circulação de pessoas com mobilidade reduzida aconteça sem problemas”, explica o secretário.

Já o prefeito Márcio Tenório ressalta que a modernização dos espaços públicos é uma das ações que devem acontecer para que toda a população seja tratada igualmente e que as necessidades não sejam motivos para exclusões. “A gestão está empenhada em proporcionar bem estar e qualidade de vida para os moradores. É um dever olhar com carinho para a população e desenvolver, conforme a lei, ações e adaptações que contribuam com o desenvolvimento e segurança dos moradores”, finaliza.

 



Últimas Notícias