Mais de 400 candidatos concorrem a 48 vagas nos cursos da área náutica em São Sebastião



Postado em: 30/08/2017


Mais de 400 pessoas se inscreveram para as 48 vagas oferecidas para os três cursos da área náutica que serão promovidos nos meses de setembro e outubro pela Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Educação (SEDUC) e de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SETRADH).

A prova classificatória será realizada neste sábado (02/09), das 9h às 11h, na E.M. Topolândia (Avenida Professor José Machado Rosa, 349, Topolândia). O local foi alterado em virtude do grande número de candidatos, que devem chegar ao local da prova com no mínimo meia hora de antecedência, e levar caneta preta ou azul, lápis e borracha e um documento com foto. Serão 20 questões, 10 de português e 10 de matemática.

São três cursos certificados pelo SENAI de Santos: Manutenção Preventiva de Motos Aquáticas (Jetsky) com carga horária de 20 horas; Auxiliar de Mecânico de Motores de Popa Dois e Quatro Tempos, com carga horária de 40h; Auxiliar de Mecânico de Motor Diesel Marinizado, com carga horária de 40h.

As capacitações serão promovidas, inicialmente, no Centro Integrado Profissionalizante (CIP) da Topolândia no mês de setembro, e posteriormente na Costa Sul do município, em Barra do Una, no mês de outubro, através de uma parceria com a Marina Canoa.

Cursos

O curso de Manutenção Preventiva de Motos Aquáticas tem o objetivo de ensinar o aluno a realizar manutenção preventiva básica nos sistemas mecânicos e elétricos de uma moto aquática.

Os cursos de Auxiliar de Mecânico de Motores de Popa Dois e Quatro Tempos e de Auxiliar de Mecânico de Motor Diesel Marinizado têm como objetivo o desenvolvimento de competências para realizar a manutenção de motores de popa dois e quatro tempos e de diesel marinizado, sob supervisão do mecânico chefe.

Todos os cursos preveem o desenvolvimento da capacidade de compreensão das características de funcionamento do motor, a avaliação de suas condições operacionais e a seleção adequada dos equipamentos, bem como de capacidades sociais e ambientais, organizativas e metodológicas adequadas.

Esses cursos fazem parte de um projeto de viabilização da implantação de marinas públicas que está sendo estudado pela prefeitura, no intuito de formar e preparar a mão de obra local.

Números

Segundo o diretor do CIP e de Planejamento da SEDUC, Fábio Aranha, o Centro era um projeto que estava parado havia mais de oito anos. "Entramos com títulos novos, professores, parcerias SENAC e SENAI. No primeiro edital tivemos mais de 900 inscrições pra formação de mais de 350 alunos no primeiro semestre. Tinha certeza que na formação náutica, por ser uma novidade, teríamos um grande numero de inscrições, um sucesso total", disse Aranha, que lembrou que esse número é só para a região central, Centro e Costa Norte. "Esse curso vai ser realizado também na Costa Sul e a expectativa é de mais de 300 pessoas também pra lá", informou.

Ainda de acordo com ele, os cursos serão um incremento muito importante na qualificação profissional da cidade, o que nunca ocorreu anteriormente. "Os cursos de náutica não vão parar aí, teremos também a parte de laminação de barco, elétrica de barco, tapeçaria, e com a somatória desses cursos a gente pretende que o profissional tenha condição de dar manutenção em toda a embarcação", continuou o diretor do CIP, que avisou que o aumento da quantidade de profissionais qualificados na região visa a futura Marina Municipal na Rua da Praia, projeto do prefeito Felipe Augusto, na qual haverá uma quantidade muito grande de embarcações.



Últimas Notícias