22º Festival do Camarão de Ilhabela bate recorde de público



Postado em: 29/08/2017


Os finais de semana de agosto da cidade de Ilhabela foram agitados pela 22ª edição do Festival do Camarão, que teve a participação de 49 restaurantes da cidade. A edição de 2017 bateu recorde no número de público e casas participantes; foram mais de 18 mil pessoas que circularam Arena Gastronômica, montada nos dois últimos finais de semana na Vila, centro histórico. Além disso, a ocupação dos hotéis e pousadas da ilha foi de 70%, ótimo para um mês de inverno e baixa temporada.

Com realização da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela (ACEI), apoio da Prefeitura de Ilhabela através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e curadoria de Daniela Filomeno, da revista eletrônica Viagem & Gastronomia, o festival mostra sua força e potencial para crescer e receber mais visitantes em 2018. “Festivais gastronômicos promovem a democratização da gastronomia e disseminação dos ingredientes locais. Isso aumenta não só o movimento durante do evento, mas deixa um legado à cidade”, comenta Daniela Filomeno, curadora do evento e editora chefe do Viagem & Gastronomia.

Na avaliação de Wilson Santos, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, o Festival foi um sucesso e cumpriu o seu papel de movimentar o comercio da ilha e divulgar a gastronomia local. “Ampliamos a área da Arena Gastronômica, com mil pessoas sentadas, além de uma programação completa com shows musicais e atividades gastronômicas, para toda a família”, afirmou o presidente.  E ainda completa “mais de 18 mil pessoas estiveram na Arena, que registrou 20% de crescimento do faturamento, em relação ao ano passado”. A parceria com a prefeitura de Ilhabela, por meio do prefeito Márcio Tenório; com a Secretaria de Turismo, comandada por Ricardo Fazzini; e o trabalho da equipe da Associação Comercial possibilitaram a realização do 22º Festival do Camarão de Ilhabela.

 “O Festival do Camarão está consolidado como um festival que promove a mobilização dos envolvidos e recursos com o objetivo único em integrar o mundo dos sabores, além de gerar novos negócios e movimentar a economia da cidade em um período em que a Ilha não recebe tantos turistas”, comenta o prefeito Márcio Tenório.

Para Ricardo Fazzini, secretário de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo, “o Festival é de suma importância para que os moradores locais se sentirem motivados a mostrar o melhor do seu trabalho e automaticamente melhoram sua renda per capita, um incentivo para já se preparem para o próximo ano”.

Com menus exclusivos para o Festival do Camarão, o evento mostra aos turistas que, além dos encantos naturais da cidade, Ilhabela também é um reduto da boa gastronomia, com um bom mix da cozinha caiçara com toques inovadores e saborosos. A Arena Gastronômica promoveu a cultura, através de shows e aulas com renomados chefs, como Bel Coelho, Leo Young e Dalton Rangel.



Últimas Notícias