Unitau realiza "Setembro Azul" e debate educação para deficientes auditivos em Ubatuba



Postado em: 27/08/2017


A Unitau - Polo EAD de Ubatuba realiza na próxima sexta-feira (1/9), em parceria com a Prefeitura, o primeiro Encontro "Setembro Azul", no auditório da instituição. A programação tem início às 19h e o evento é aberto e gratuito, com objetivo de promover uma reflexão sobre a educação inclusiva de deficientes auditivos. 

De acordo com a coordenadora de Polo EAD Unitau Ubatuba, Cristiane Gil, que também atua como coordenadora de Horário de Recuperação Paralela (HRP) na Secretaria Municipal de Educação, a intenção é que o Setembro Azul colabore com a formação e viabilize a troca de experiências entre os profissionais que atuam com esse público.

"O evento será dirigido aos profissionais de apoio à inclusão que tenham interesse em participar das discussões sobre a educação de surdos e a importância da libras para a vida das pessoas com surdez", acrescentou Cristiane. O encontro é inédito em Ubatuba, porém, esse já é o terceiro ano que a unidade da Unitau, em Taubaté, discute o assunto. Todos os itens da programação serão traduzidos por intérpretes de libras como ferramenta de inclusão.

Na abertura será apresentado um panorama sobre o atendimento aos deficientes auditivos / surdos na Rede Municipal de Ensino, apresentado pela fonoaudióloga do Departamento de Formação Continuada e Educação Especial – Ciranda, Danielle Vismara (formada pela USP). A programação ainda conta com profissionais renomados no assunto, como Raul Di Carli e Simone Vecchio.

 

Setembro Azul

A cor tem uma importante relevância para o evento, pois nos campos de concentração nazista, pessoas com alguma deficiência utilizavam uma faixa de cor azul fixada no braço, sendo identificadas e mortas pelos Nazistas, que acreditavam que as pessoas com deficiência eram incapazes. O mês de Setembro é mundialmente comemorativo, repleto de datas significativas que refletem a história de lutas e conquistas da Comunidade Surda. Dentre elas, o dia 26 de setembro: Dia Nacional do Surdo (Lei Nº 11.796 de 29 de Outubro de 2008); 30 de setembro: Dia Internacional do Surdo e Dia do Profissional Tradutor.

 

Rede Municipal

Hoje a Rede Municipal de Educação de Ubatuba conta com três interpretes de libras que atendem quatro escolas. De acordo com o Departamento de Formação Continuada, no total, a Rede Municipal de Ensino tem 20 alunos deficientes auditivos, sendo 13 com surdez grave e 7 com surdez leve..

Nota: A deficiência auditiva consiste na perda parcial ou total da capacidade de detectar sons, causada por má-formação (causa genética), lesão na orelha ou na composição do aparelho auditivo. É considerado surdo todo aquele que tem total ausência da audição, ou seja, que não ouve nada.



Últimas Notícias