São Sebastião terá cinema gratuito em projeto do Circo Navegador



Postado em: 26/08/0217


O projeto "Cine Navegador" é o chamado cineclubista, que tem como objetivo central exibir filmes e, a partir deles, provocar reflexões nas pessoas. Com isso, a proposta do Circo Navegador é estimular a criação de um público crítico e simpatizante ao cinema, além de possibilitar a realização de diálogos entre os participantes.

A primeira exibição será na quinta-feira (31/8), às 19h, na sede do Circo Navegador, com o filme "Tarja Branca - porque brincar é fundamental". A capacidade é para 70 pessoas e a entrada é franca. 

A programação contará com um acervo próprio formado por aproximadamente 200 filmes da Coleção do Cinema Brasileiro Contemporâneo, cedida pela Ancine (Agência Nacional do Cinema), além de outras obras nacionais e estrangeiras. O projeto é uma iniciativa do Espaço Cultural Circo Navegador e do Instituto de Memória Brasil Vivo, e atualmente não conta com nenhum tipo de financiamento público ou privado.

Inaugurado recentemente, o Cine Navegador segue para sua 2ª sessão. Desta vez, o filme Tarja Branca, dirigido por Cacau Rhoden, foi escolhido pelo público por meio de uma enquete nas redes sociais. A partir de depoimentos de adultos de gerações, origens e profissões diferentes, o documentário discorre sobre a pluralidade do ato de brincar, e como o homem pode se relacionar com a criança que mora dentro dele. Por meio de reflexões, o filme mostra as diferentes formas de como a brincadeira, ação tão primordial à natureza humana, pode estar interligada com o comportamento do homem contemporâneo e seu “espírito lúdico”.

Conheça o Circo Navegador
O Espaço Cultural Circo Navegador está sediado há 15 anos em São Sebastião. Em um charmoso e atraente galpão instalado no centro da cidade, desenvolve atividades regulares de criação, formação, reflexão e apresentação artística. A resistência à cultura de massa, à hegemonia e à padronização, se dá por meio de ações artísticas inclusivas e provocativas. “Acreditamos que as artes vão muito além da opção estética, elas são uma opção política, um modo de refletir sobre o mundo e as relações humanas. Com esse claro posicionamento, propomos um espaço democrático e com grande poder de interação nas várias camadas da 
sociedade, capaz de agregar artistas, estudantes, produtores, educadores, ativistas, pensadores e público em geral, em torno de uma reflexão sobre a necessidade de renovação de paradigmas, por meio das artes, que são uma potente ferramenta de luta, sensibilização e conquistas no campo simbólico” diz Luciano Draetta, diretor artístico do Circo Navegador.

Por sua vez, o Instituto Brasil Vivo reúne pessoas, memórias e histórias Desenvolve projetos e ações culturais que estimulam a criação de espaços onde indivíduos podem se conhecer, se reconhecer, debater, celebrar, confirmar opiniões, mudar pontos de vista e buscar perspectivas coletivas para questões coletivas. “O Brasil das favelas, dos vilarejos, dos povos do mar, das baianas de acarajé, do hip hop, dos jovens, dos mestres, dos campos de várzea, da congada. Essa gente anônima que, historicamente, vive nas beiradas, vence inúmeras dificuldades cotidianas, e consegue seguir adiante, merece o nosso olhar” destaca Vanessa Stropp, presidente do Instituto.

Em 2012 esse coletivo criou um programa cineclubista chamado Cineclube da Esquina, com objetivo de exibir filmes em espaços abertos ao público e em lugares distintos. Desde então, sempre com a participação de parceiros locais, promove sessões de filmes, principalmente onde o cinema não chega. Suas primeiras ações aconteceram na cidade de São Paulo, especialmente no tradicional bairro da Barra Funda, reduto de sambistas e amadores do futebol de várzea. Agora o projeto Cine Navegador aportou em São Sebastião para contribuir com as ações culturais desenvolvidas no município. “Essa parceria surgiu da nossa constante inquietação e do desejo comum de transformar o estado das coisas. Entendemos que em uma cidade onde não há sequer uma sala de cinema, a construção de um cineclube é uma manifestação de resistência e se faz ainda mais urgente. Por isso fazemos o convite para que a população participe”, destacam os realizadores do projeto.

Serviço

O QUE: Filme Tarja Branca - porque brincar é fundamental
QUANDO: 31 de agosto às 19h
QUANTO: Entrada gratuita | Capacidade da sala para 70 pessoas
ONDE: Espaço Cultural Circo Navegador | R. Prefeito Mansueto Pierotti, 826, Vila Amélia, São Sebastião SP
Mais informações: 12 3892-2589



Últimas Notícias