Prefeitura de Ilhabela promove mutirão de catarata até domingo



Postado em: 26/08/2017


A Prefeitura de Ilhabela, por meio do Secretaria de Saúde, realiza o primeiro mutirão de oftalmologia para a população com cirurgias de catarata e pterígio. A ação iniciou na sexta-feira (25) e prossegue até domingo (27), no HMC – Hospital Governador Mário Covas Jr.

Durante o mês de julho, a equipe médica fez as triagens para definir as prioridades e urgências no atendimento. O mutirão faz parte de um novo programa que a Prefeitura visa implantar no município que visa acabar com a demanda reprimida, garantindo atendimento de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde. O programa que está sendo elaborado pela pasta, tem a meta de zerar as consultas e exames em espera de todas as especialidades médicas.

Durante o mutirão, serão realizadas cerca de 40 cirurgias de catarata e 20 de pterígios, procedimentos que ocorrem no Hospital Mário Covas sexta e sábado e, no domingo, acontecem os procedimentos pós-cirúrgicos. Além disto, a Secretaria de Saúde fará alguns encaminhamentos de acordo com as necessidades.

Para o secretário de Saúde, Marco Antônio Gênova, o novo programa proposto vai de encontro com o trabalho de reorganização da pasta. "Quem vai a uma unidade de saúde já se encontra de alguma forma fragilizado. Temos priorizado ações de gestão que melhore, de fato, a vida do munícipe, criando um ambiente humanizado e com um acolhimento adequado. Temos demandas de especialidades e vamos trabalhar para zerar esse número, facilitar e agilizar o atendimento à população", disse Gênova.

De acordo com o médico oftalmologista, Fábio Nero, a triagem serviu para identificar de fato caso a caso as demandas oftálmicas. "Vamos trabalhar com equipamentos de extrema qualidade, como as lentes intraoculares importadas, como os demais insumos referentes às cirurgias de catarata e pterígio, como o fio de sutura que consideramos como o melhor para tal procedimento, pois gera menor inflamação local além de ser absorvível, dispensando muitas vezes sua retirada, um conforto significativo aos pacientes", garantiu Nero.

O prefeito Márcio Tenório destaca que a ação é apenas o início de um projeto que será inserido na rede pública de saúde como um todo. "São vários serviços propostos que serão realizados e que irão mudar a nossa saúde, estamos tratando a organização, planejamento e execução destes projetos. O próximo mutirão a ser feito, será o de fisioterapia", concluiu o prefeito.



Últimas Notícias