Luís Gava/PMC

Prefeitura de Caraguatatuba oferece oficina gratuita de compostagem de resíduos



Postado em: 25/08/2017


Por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, a Prefeitura de Caraguatatuba está oferecendo um ciclo de oficinas voltadas aos interesses do produtor rural. Ontem foi realizada uma de compostagem de materiais orgânicos.

Cada curso é dividido em duas partes. Pela manhã ocorre a aula teórica e à tarde, a equipe vai a campo. A aula prática de compostagem foi realizada em um sítio localizado no Perequê Mirim.

Cerca de 20 produtores acompanharam a demonstração, dada pelo professor Antonio Marchiori, engenheiro agrônomo da CATI de Ubatuba.

A compostagem é um conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos pela ação de microorganismos. Esse processo transforma o resíduo orgânico em um composto rico em húmus e nutrientes minerais, podendo ser utilizado como um adubo de excelente qualidade.

Durante a aula, foram utilizados materiais como restos de madeira, talos e folhas de mamona e um composto orgânico conhecido como "torta de mamona".

Segundo o professor Marchiori, a compostagem é um processo simples, de baixo custo, que gera economia para o produtor.

Ele explica que, se o manejo da compostagem é tecnicamente correto, o produtor pode obter o resultado final (o composto) em um período de 14 a 30 dias, dependendo do material que utilize.

Para o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti, as oficinas têm sido muito bem aceitas pelos produtores rurais. "Nosso objetivo é auxiliar o produtor na sustentabilidade, de forma que sua produção seja sadia e eficaz".

Na sexta-feira (25), ocorreu a oficina de irrigação e ambientes protegidos  e a de estufa e telagem ocorre em 14 de setembro. Mais informações na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca pelo telefone (12) 3897-2530.



Últimas Notícias