Caraguatatuba terá novo serviço de coleta seletiva nesta quarta



Postado em: 17/08/2017


A cidade de Caraguatatuba vai poder contar com um novo serviço de coleta seletiva que irá atender todo o município. O lançamento oficial será nesta quarta-feira (23), às 8h, em cerimônia que será realizada junto às cooperativas da cidade na Rua Thainá Pereira do Amaral, 121, na sede da Cooperativa Maranata, no bairro Caputera.

Ao todo, mais de 30 pessoas, entre cooperados e funcionários da Electra Pavimentação e Construção Civil Ltda, empresa responsável pela coleta, estão envolvidos neste novo sistema de gestão, que colocará Caraguatatuba entre as cidades que desenvolvem políticas públicas em resíduos sólidos, para a preservação do Meio Ambiente. Hoje, a cidade produz mais de 100 toneladas de lixo por mês. Destes, mais de 30 são de materiais recicláveis, porém, apenas nove toneladas são reutilizadas.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Pesca e Agricultura, Marcel Giorgeti, isso significa que, do lixo coletado em Caraguatatuba, cerca de 30% é reciclável, porém, apenas 2% é reaproveitado. Além disso, conforme o secretário, todo lixo coletado é levado diariamente para a cidade de Jambeiro, já que não há na região nenhum aterro licenciado para a destinação dos resíduos, o que encarece significativamente o serviço.

Giorgeti ressalta que com a inovação no serviço de coleta seletiva, os gastos com os serviços  diminuirá drasticamente, uma vez que esse material segregado não será mais disponibilizado para o transbordo. Outro ponto importante destacado por ele é que, a coleta eficiente está diretamente ligada com a questão da sustentabilidade, pois esses materiais que são considerados "lixo" podem ser reciclados.

Para o prefeito Aguilar Junior, além da questão ambiental e de limpeza pública, a medida vai reforçar os serviços dos cooperados, já que todo material coletado será entregue as cooperativas cadastradas na prefeitura que irão realizar a triagem, aumentando a eficácia do trabalho. "Sem contar a geração de renda e emprego e, principalmente o fomento social", destacou.

O prefeito ressalta ainda que o serviço será levado a todos os bairros e a coleta será feita porta a porta, em residências, condomínios, comércios, órgãos públicos, entre outros pontos. Além da Coleta Seletiva, também estão programadas capacitação técnica para os cooperados e atividades de educação ambiental que contemplará toda a comunidade, bem como adequação na legislação municipal.



Últimas Notícias