Caraguatatuba oferece curso para profissionais da saúde sobre atendimento de casos de infarto e AVC


Postado em: 11/08/2017

Para proporcionar a atualização de protocolo no atendimento dos médicos, enfermeiros, farmacêuticos e estudantes em relação a casos de infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular cerebral (AVC), a Prefeitura Caraguatatuba realizará uma capacitação gratuita sobre protocolos emergenciais. O curso será no dia 19 de agosto, no auditório da Fundacc, na Rua Santa Cruz, 396, Centro.

A ação é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a empresa farmacêutica Boehringer Ingelheim.  Haverá um café da manha de recepção aos profissionais, às 8h30. O treinamento começa às 9h e deverá ter duração de aproximadamente três horas.

De acordo com o coordenador da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), André Leandro, é importante que os profissionais de saúde que lidam diretamente com casos emergenciais participem dessa capacitação. "Os processos de atendimento nesses casos são regidos pela Sociedade Americana de Cardiologia e pela Sociedade Brasileira de Neurologia, pois são grandes referências. Nosso treinamento terá dois dos melhores profissionais do país", afirmou.

A capacitação do atendimento ao infarto agudo do miocárdio será ministrada pelo Dr. Pedro Duccini Trindade, que é instrutor credenciado de Advanced Cardiac Life Support (ACLS) e Basic Life Support (BLS) pela Associação Americana do Coração. Esses cursos destacam a importância da dinâmica da equipe e sua comunicação, os procedimentos de atendimento e cuidados imediatos pós-parada cardíaca.

O médico responsável pelo curso de atendimento em casos acidente vascular cerebral será o Dr. Luis Eduardo Belini, que é neurologista com mestrado na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. André Leandro falou também sobre as novas técnicas de atendimento. "Os protocolos são atualizados a cada três anos, com o melhor da ciência e tecnologia. Quanto mais ágil o atendimento, mais músculos cardíacos e células neurais são preservadas", disse o coordenador da UPA.

Segundo o secretário de Saúde, Amauri Toledo, é muito importante à participação dos profissionais e estudantes ligados a medicina em Caraguatatuba. "Precisamos cada vez mais aprimorar o conhecimento dos profissionais que trabalham no UPA, SAMU e Santa Casa, para melhorar nosso atendimento a população", afirmou. Os profissionais interessados em mais informações podem ligar no telefone (12) 3897-8832, ou enviar um e-mail para andre.leandro@caraguatatuba.sp.gov.br para tirar outras dúvidas.



Últimas Notícias