JC Curtis/Fundacc

Caraguá tem várias atividades em comemoração ao mês do folclore


Postado em: 10/08/2017

Brincadeiras folclóricas de criança, decorações típicas e apresentações especiais marcam as atividades programadas pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – para o mês de agosto, em Caraguatatuba, quando se comemora o mês do folclore.

As ações começam nesta sexta-feira (11), a partir das 19h30, na Praça Dr. Cândido Motta (Coreto), com aulas abertas de danças tradicionais como forró, baião e forró pé de serra ministradas pela professora das oficinas culturais Ana Cláudia. 

Na semana seguinte o destaque é para a apresentação da "Cia de Moçambique, do Mestre Angolinha, no meso local.

Já em 22 de agosto a Fundacc, junto com a Prefeitura de Caraguatatuba, promove o 'Folclore em Festa', um dia todo voltado para comemoração da data com brincadeiras como corrida de saco, bola de gude, amarelinha, pião, pescaria, pintura no rosto.

"São brincadeiras que desenvolvemos nas nossas oficinas para que as crianças tenham a oportunidade de conhecer melhor uma vez que concorrem com os meios eletrônicos, explica Felipe Leite  coordenador de Folclore da Fundacc. 

Ainda de acordo com ele, neste mesmo dia os participantes aprenderão a fazer decorações típicas no nosso folclore como boto, curupira, mula sem cabeça, saci pererê, entre outros. As atividades serão dadas por oficineiros e equipes da Fundacc. "Eles vão ensinar o processo de produção desses elementos para quem estiver na praça".

Neste dia, as ações serão das 14h às 20h, sendo que haverá apresentações de Maculelê e Frevo a partir das 18h.

Encerrando o mês do folclore, no dia 25 será feita a grande Roda de Capoeira com o Professor Manuel (Fala Pouco), também das oficinas da Fundacc. 

Programação Folclore em Festa

11/8 – 19h30 – Apresentação e aula aberta de danças tradicionais – forró, baião forró pé de serra

18/8 – 19h30 – Apresentação da Cia de Moçambique – Mestre Angolinha

22/8 – 14h às 20h – Folclore em Festa - brincadeiras, apresentações de maculelê e frevo, atividades decorações típicas

​25​/8 – 19h30 – Grande Roda de Capoeira – Professor Manuel (Fala Pouco)

Local: Praça Dr. Cândido Motta (Coreto)



Últimas Notícias