Agosto é o "Mês da Cultura Popular" no Projeto Tamar: confira a programação



Postado em: 28/07/2017


Para comemorar o mês do folclore brasileiro, de 5 a 19 de agosto de 2017, o Projeto TAMAR, que conta há 35 anos com o patrocínio da Petrobras, oferece aos visitantes uma programação especial voltada para a valorização da cultura popular brasileira, com destaque para os caiçaras. A abertura do VII Mês da Cultura Popular será no sábado (5/8), ao meio-dia, com a soltura de uma tartaruga marinha reabilitada, na Praia do Itaguá, em frente à Praça da Baleia.

Às 20h, haverá o encontro do músico Luís Perequê e do Fandango Caiçara, apresentando tradições que até hoje são mantidas vivas. Crianças e adultos vão poder celebrar a cultura local neste resgate da memória dos mais antigos, e saber mais sobre a comunidade e sua relação com a conservação das tartarugas marinhas no país.

A partir do dia 7 de agosto, as escolas que visitarem o TAMAR Ubatuba terão a possibilidade de agendar brincadeiras temáticas especiais do Mês da Cultura Popular e jogos folclóricos. Neste dia, a contadora de histórias Mariza Taguada envolverá o público com as lendas folclóricas, às 14h. 

Todos os dias, às 16h45, após a alimentação interativa das tartarugas marinhas, a Sessão Petrobras de Cinema exibe os Curtas da série ‘Juro que Ví - Folclore Brasileiro’, que apresentam o Saci, a Iara, o Matinta Pereira, o Curupira e o Boto cor de rosa em desenhos animados. Nos dias 8 e 15/08 será exibido neste mesmo horário o Curta ‘A Menina e o Mar’.

Nas noites de 11 e 18, às 19h, serão exibidos dois documentários imperdíveis, com um bate-papo com seus diretores. Dia 11, ‘Ubatuba: Um mar de memórias’ e dia 18, ‘Caiçaras às margens do Brasil’. Dia 12 de agosto, a partir das 20h, o Grupo ‘Dança das Fitas do Itaguá’ abre a noite com sua colorida e animada apresentação, seguida pela exibição do documentário ‘Memórias da Capela - Itagu’, da Gopala Filmes e pelo lançamento do DVD ‘Eu tenho meu sonho’, do Mestre Quilombola Seu Ze Pedro.

Encerrando as comemorações folclóricas do TAMAR, o Grupo Concertada trará, na noite de 19 de agosto, às 19h, belas e encantadas canções populares. O TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, hoje o Projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

 



Últimas Notícias