Agricultura familiar: merenda escolar utiliza três toneladas de alimentos de produtores locais por semana em São Sebastião



Postado em: 13/07/2017


Um grupo de 16 agricultores da cidade abastece unidades escolares com aproximadamente três toneladas de produtos entre legumes, frutas e hortaliças. A medida, que faz parte do programa de agricultura familiar, tem como objetivo garantir produtos mais frescos, com maior teor nutricional e menor carga de agrotóxicos.

Agricultura Familiar

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a agricultura familiar se refere a toda forma de cultivo da terra e produção rural cuja gestão e mão de obra sejam majoritariamente provenientes do núcleo familiar. Ao contrário da ideia simplista que associa a agricultura familiar à produção de subsistência, ela é responsável hoje por 80% de toda produção mundial de alimentos.

A ONU também informou que além de favorecer a adoção de práticas produtivas mais sustentáveis graças à diversificação do cultivo, ao uso consciente do solo e à preservação do patrimônio genético das culturas, a agricultura familiar traz ainda vantagens para o país e para o produtor rural. O amplo consumo de alimentos oriundos da agricultura familiar no Brasil favorece a produção familiar na medida em que os mercados locais se tornam opções viáveis para o produtor rural.

Além de sustentar políticas de combate à fome, a agricultura familiar contribui para o crescimento econômico e para a geração de emprego especialmente no campo, influenciando diretamente no combate ao êxodo rural e, com isso, para a qualidade de vida nos centros urbanos.



Últimas Notícias