Radar Litoral

Faculti oferece programação diária para idosos há 19 anos em São Sebastião



Postado em: 08/06/2017


A Faculti – Fraternidade e Assistência Cultural à Terceira Idade completará 19 anos em setembro e segue sua missão de proporcionar atividades culturais e socioeducativas diárias para idosos a partir dos 60 anos. O Radar Litoral esteve esta semana na sede da entidade, no Centro de São Sebastião.

Na ocasião, cerca de 30 idosos participavam do ensaio do Coral da Faculti, que no próximo dia 21 de junho fará sua tradicional apresentação com repertório junino no Fama Shopping.  O coral tem a regência de Eliana Banhesa.

Conforme explicou a coordenadora da Faculti, Venina Targat Moreira, além da música, os idosos participam de uma série de atividades, numa programação variada distribuída ao longo da semana.  As aulas estão divididas da seguinte maneira: informática, atualidades e curiosidades e viver saudável (segunda); alfabetização e atendimento de psicologia (terça); coral e dinâmicas de grupo (quarta); artesanato (quinta) e pintura em tela (sexta).

Durante o ano também são promovidos vários eventos com a participação de todos os alunos. Em agosto é realizado o “Canja com Canja”, um jantar com a participação de músicos da cidade e apoio do Mamutis Pizzaria e Esfiharia. No mês de setembro está programado o Sarau de Aniversário e o Dia do Idoso. Já em outubro, a vernissage com as telas produzidas pelos artistas plásticos da Faculti. Em novembro, a programação prevê o Desfile de Modas, que tem apoio do Tebar Praia Clube, e em dezembro, a Festa de Encerramento com o Coral Natalino.

A partir deste ano, o trabalho da Faculti ganha ainda mais força com a parceria do projeto “Valorizando à Pessoa Idosa”.  Os núcleos estão nos bairros Juquehy, Boiçucanga, Topolândia, São Francisco e Canto do Mar.

O convênio com a Prefeitura de São Sebastião foi assinado há exatamente um mês. Anteriormente, o “Valorizando à Pessoa Idosa” estava vinculado ao "CCTI Polvo". A partir de agora, a Faculti receberá em suas atividades sociais, culturais e esportivas cerca de 300 pessoas nesta nova parceria. A presidente da Faculti é Neuza Azevedo de Moura, que tem como vice-presidente Maria Luiza Sant’anna.

A professora Venina Moreira com as alunas Heloísa Maria, Laura Caires e Silvia Maria, entrevistadas pelo Radar Litoral

A reportagem do Radar Litoral entrevistou participantes da Faculti. Heloísa Maria Gendro de Oliveira, 72 anos, moradora do Pontal da Cruz, está desde 2009 no projeto. "Faço aulas de artesanato, viver saudável e atualidades. É tudo pra mim, pois estamos sempre em contato com outras pessoas. Essa é a realidade da vida”.

Para Laura Caires de Araújo, 75 anos, também moradora do Pontal, as aulas são fundamentais para viver bem. “Sobe a nossa autoestima”, declarou Laura, que participou do projeto entre 2001 e 2003 e retornou em 2012. “Agora faço  computação e aula de viver saudável” completa.

Silvia Maria dos Santos, 59 anos, é colaboradora do projeto há anos. “Comecei a pintar a partir do trabalho desenvolvido aqui na Faculti. É um prazer participar das aulas de pintura”.

A Faculti fica na Rua João Batista Fernandes, 38, no Centro. O telefone é o (12) 3892-6551.



Últimas Notícias