Fotos: JC Curtis/Fundacc

Cerimônia "Barcos ao Mar" comemora abertura da pesca do camarão em Caraguá



Postado em: 29/05/2017


Pescadores da Praia do Camaroeiro, familiares e convidados participaram, neste domingo (28), da Cerimônia 'Barcos ao Mar' que marcou o fim do defeso do camarão. Com imagens de São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes, eles seguiram em procissão pela terra e pelo mar após receberem a benção do padre João Marcos da Silva, pároco da Igreja Matriz de Santo Antônio. Todo trajeto foi acompanhado pela Banda Municipal Carlos Gomes.

Este ritual se repete há 20 anos e tem por objetivo a proteção dos pescadores que, a partir do dia 1º de junho voltam ao mar para a pesca do crustáceo após três meses de defeso e com pedido de fartura e segurança. Durante o evento os presentes receberam medalhinhas de São Pedro como forma de proteção.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti, aproveitou a ocasião para reforçar junto à comunidade pesqueira melhorias que serão realizadas nos quatro entrepostos e a meta da prefeitura de manter a identidade do pescador.  

A presidente da Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Silmara Mattiazzo, lembrou que faz parte de uma família de pescadores e sabe que essa profissão, uma das mais antigas do mundo, não é fácil, por isso o órgão apóia os eventos que visam a manutenção da tradição.

Representando o prefeito Aguilar Junior, o vice-prefeito capitão Campos Junior contou que há 30 anos chegou ao Litoral Norte para trabalhar na área de pesca dentro da então Polícia Florestal, hoje Polícia Ambiental, e que o pensamento hoje é para o crescimento dos trabalhadores da cidade sobre alicerce seguro.

Este ano, a homenagem foi para o pescador Ivens Roberto de Assis, o Ivinho, 45 anos, que está na lida desde os 14.  Ele foi agraciado com uma homenagem feita pela Fundacc e será o nome do 20º Festival do Camarão que será realizado entre os dias 12 e 16 de julho, na Praça da Cultura (Avenida da Praia).

A Cerimônia 'Barcos ao Mar' foi realizada pela Fundacc e Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro. 

 

O pescador Ivens de Assis foi homenageado pela presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo



Últimas Notícias