André Santos/PMSS

Samu de São Sebastião promove curso sobre Infarto Agudo do Miocárdio para profissionais de saúde


Postado em: 19/05/2017

Com mais de 60 inscrições, o Samu de São Sebastião realizou o Curso de Infarto Agudo do Miocárdio para os profissionais de saúde de toda região, entre médicos, enfermeiros e farmacêuticos. O curso, ministrado pelo médico Pedro Duccini Trindade, instrutor e diretor da ACLS e BLS (American Heart Association), teve como foco a capacitação profissional em emergência, baseado em situações de casos clínicos e ocorreu no Observatório Ambiental, da Rua da Praia.

O coordenador médico do SAMU de São Sebastião, Felix Plastino, explicou que o objetivo do curso é reduzir ao máximo o tempo resposta de uma emergência. "Quanto mais capacitado e preparado estiverem estes profissionais, mais rapidamente atenderão com eficácia ao paciente. Devido as nossas grandes distâncias, quanto mais rápido o profissional agir melhor", ressaltou.

Ainda segundo o coordenador, 30% das mortes são causadas pela aterosclerose, que é a causa do infarto agudo do miocárdio e do acidente vascular cerebral isquêmico. Para o palestrante, estudos apontam uma expectativa de aumento no número de mortes por infarto agudo do miocárdio de mais de 250% até 2040 no Brasil.

Trindade também é diretor da empresa de treinamento Viva Coração; especialista em cardiologia pela SBC; especialista em arritmologia pela Sobrac; diretor da Socesp Regional Vale do Paraíba, além de atuar como chefe de plantão de emergência no Instituto Dante Pazzanese.

Como reconhecer os primeiros sintomas:

1º O paciente sente uma dor e opressão no peito que pode erradiar para a mandíbula; para o membro superior esquerdo, direito ou dorso;

2º É uma dor visceral, não muscular, que pode vir acompanhada de palidez ou suor;

3º Essa dor pode ser desencadeada por esforço ou stress e pode ser melhorada com repouso; porém, mulheres, idosos ou diabéticos podem infartar com outros sintomas.

Ao perceber os primeiros indícios de infarte, acione o SAMU (192) imediatamente, solicitando socorro.



Últimas Notícias