Radar Litoral

Simulado de acidente mostra trabalho integrado de equipes de resgate e propõe reflexão sobre trânsito


Postado em: 18/05/2017

Um simulado de acidente de trânsito realizado na manhã desta quinta-feira (18/5), na Avenida Guarda Mór Lobo Viana - trecho urbano da SP-55 -  em São Sebastião, chamou à atenção de motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas e também mostrou o trabalho integrado das equipes de resgate da cidade. Corpo de Bombeiros, Samu, Divisão Municipal de Tráfego e Guarda Civil Municipal participaram da ação, que integra a campanha "Maio Amarelo" com mensagens de conscientização por um trânsito mais seguro. 

O comandante do Corpo de Bombeiros em São Sebastião, tenente André Smidi, avaliou positivamente o simulado. "Excelente resultados. O objetivo era alertar a população para a mobilização de recursos de emergência quando há um simples acidente de trânsito, que muitas vezes é causado por uma ação imprudente de um motorista, motociclista ou pedestre. Creio que as pessoas podem refletir com ações que acabam se deparando no trânsito e que poderiam causar um acidente. O simulado já serviu para treinamento de coordenação do trabalho integrado dos órgãos envolvidos neste tipo de ocorrência", destacou Smidi.

Ele ressaltou que não houve prejuízo operacional ao Corpo de Bombeiros e o SAMU no atendimento de alguma emergência nos 25 minutos de simulado. A simulação foi uma colisão entre um carro e uma moto com duas vítimas. Viaturas do Samu e Corpo de Bombeiros chegaram rapidamente ao local, próximo à esquina da Avenida Guarda Mor com a Rua Armando Salles de Oliveira.

Adolescentes do projeto Guarda Mirim estiveram com cartazes no semáforo para conscientizar quem passava pelo local. Desde o início do mês a equipe de Educação no Trânsito, da Secretaria de Segurança Urbana (Segur) faz campanhas educativas sobre segurança no trânsito em alusão ao "Maio Amarelo", movimento que nasceu com uma proposta bastante urgente de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo.

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus do HIV. Mais informações sobre o Movimento podem ser encontradas no site maioamarelo.com 



Últimas Notícias