Ronald Kraag

Fé e tradição: Ilhabela promove Semana Cultura Caiçara e Congada de São Benedito até domingo


Postado em: 17/05/2017

Começa nesta quinta-feira (18/5), a XVII Semana da Congada de São Benedito e Cultura Caiçara. A programação inicia às 19h com a cerimônia de abertura e apresentação da Orquestra Jovem de Ilhabela e da Orquestra Popular de Ilhabela, na Praça Coronel Julião. Em seguida, a banda Mano Beethoven sobe ao palco, às 21h, e a Banda Tomcats encera o primeiro dia do evento.

Na sexta-feira (19/5), a programação começa às 17h, com o levantamento do mastro de São Benedito, distribuição de bolo e concertada, na Praça Alfredo Oliani, em frente à Igreja Matriz, na Vila. E, às 19h, acontece a palestra “A História da Congada”, com o contador de histórias e professor, Adriano Leite.

Para fechar a noite, os shows acontecem na Praça Coronel Julião com Barbara Rodrigues, às 20h, Marcelo Batuque e Formação de Quadrilha, às 21h, e a última apresentação da noite acontece às 22h, com Max Pianura e o violinista Robson Miguel.

Já no sábado (20/5), a programação começa às 9h, com a Meia Lua e o início da Procissão de São Benedito. O primeiro baile dos Congos acontece às 10h pelas ruas da Vila e, às 12h30 começa a conhecidíssima Ucharia de São Benedito, no salão da Igreja Matriz. Os congos exaltam a fé no santo novamente com mais um baile às 14h30. As apresentações das bandas Forrobodó, às 21h, e Lúcio Neves, às 22h, encerram a programação do dia.

No último dia da festa, domingo (21/5), acontece às 6h a Alvorada Festiva. Às 8h30 haverá novamente a Meia Lua e Procissão de São Benedito. Às 10h começa a Missa dos Congos e o Baile dos Congos, às 10h30. A Ucharia inicia às 12h30 e o segundo baile às 14h30. Os rituais religiosos terminam com a Procissão e Missa de São Benedito, às 18h, pelas ruas do Centro Histórico. Para encerrar o evento, Pedrinho e convidados sobem ao palco às 21h e Geraldo Azevedo, às 22h, na praça Coronel Julião.

Todos os shows musicais são acompanhados por quermesses e, sempre às 19h30, será realizado o Tríduo e a Santa Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso. Haverá ainda a “Exposição Memórias Caiçaras – linguajar, fotos e peças antigas”, na Secretaria de Cultura e no Centro Cultural, que exibirá roda de conversas com caiçaras tradicionais, histórias caiçaras, esquetes teatrais, danças tradicionais, Casa Caiçara, Casa de Farinha e Artesanato Caiçara.



Últimas Notícias