Divulgação

Pés no Chão apresenta “Caiçaras - Às margens do Brasil” nesta quinta na Ilha


Postado em: 17/05/2017

Nesta quinta-feira (18/5) às 19h, será apresentado no Espaço Cultural Pés no Chão o vídeo-documentário “Caiçaras - Às margens do Brasil”, produzido e dirigido por Guilherme Rodrigues. O vídeo tem como tema a vida e a cultura da população caiçara que reside no litoral sul do estado do Rio de Janeiro e de várias comunidades espalhadas por toda costa do estado de São Paulo.

O trabalho foi gravado entre 2013 e 2015, e conta com entrevistas de caiçaras, líderes comunitários e pesquisadores de diversas universidades de renome nacional e internacional que trabalham com essa população tradicional. Também foram gravadas as principais manifestações culturais, eventos e festas típicas caiçaras.

O filme também identifica e revela fatores que colocaram e ainda estão colocando em risco as manifestações culturais e tradições desse povo, como o turismo excessivo, a especulação imobiliária e grilagem de suas terras, assim como a implantação de parques de conservação em locais habitados tradicionalmente pelos caiçaras, além da ameaça da indústria petrolífera que atua na exploração dos campos de Pré-Sal.

Após a exibição, haverá um bate papo com o diretor. O Espaço Cultural Pés no Chão fica na Rua Macapá 72, na Barra Velha. Informações pelo telefone (12) 3896 - 6727. Entrada Franca. 

 

 

 



Últimas Notícias