PMI

Centro de Referência Animal faz 7,2 mil atendimentos no primeiro quadrimestre do ano em Ilhabela


Postado em: 15/05/2017

O Centro de Referência Animal de Ilhabela, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, realizou no primeiro quadrimestre deste ano mais de 7,2 mil atendimentos.Segundo a prefeitura, o número representa mais do que o dobro de serviços prestados no mesmo período do ano passado, quando 3.486 casos foram computados. Destes, 637 foram consultas e 457 retornos.

O número de castrações realizadas nestes quatro primeiros meses de 2017 foi de 390 procedimentos - uma média de 97,5 cirurgias por mês. Entre janeiro e abril, 93 animais foram recolhidos, 53 doados, 99 foram vacinados (24 receberam vacinação antirrábica e 75 vacinação espécie-específica), e outros 396 microchipados.

Além destes serviços, o centro realiza exames como eletrocardiograma, ultrassom e raio-X. No total 114 animais foram examinados, em sua maioria cadelas, que representam cerca de 30% das realizações.

O local ainda oferece vermifugação de cães e gatos, tudo gratuitamente. A vermifugação se faz necessária para combater a verminose, patologia comum que pode ocasionar sérios problemas e, até mesmo, colocar em risco a vida do animal. Foram 36 pets vermifugados e outros 51 receberam higienização (banho e prevenção de ectoparasitas como pulgas e carrapatos).

Para o secretário de Saúde, o médico Marco Antônio Gênova, é muito importante o trabalho do Centro de Referência Animal, principalmente, na questão da castração gratuita e da microchipagem no município. “Apesar de já existir leis estadual e federal na questão da gratuidade nas castrações, temos investido no CRA para aumentar o alcance no controle destes animais e avançar ainda mais neste sentido. Os números de atendimento, desde que assumimos a gestão, mostram que cada vez mais a população tem sido bem atendida, e vamos continuar implementando melhorias, para que Ilhabela continue como referência também na questão da saúde pública de animais”, finalizou Gênova.

 

A Prefeitura enfatiza a importância do comparecimento do animal nas consultas e exames agendados. Até abril, já foram registrados 244 faltosos em consultas e 37 em castrações previamente marcadas.

O Centro de Referência Animal, único na região, oferece todos os serviços gratuitamente e recebeu o nome de Maria Salete Magalhães Alves Vieira, que há anos luta pela causa na cidade. O espaço possui canil, gatil, baia, raio-X, centro cirúrgico, recepção, dois consultórios, sala de pré e pós-operatório e ouvidoria, que recebe denúncias de caças, maus tratos e abandono.

Apailha

A Associação Protetora de Animais de Ilhabela realiza, em parceria com o Centro de Referência Animal, feiras de adoção de cães e gatos resgatados das ruas. Esses pets já recebem castração gratuita, microchipagem e vermifugação, além de prosseguir com a vacinação antirrábica sem custos.

 



Últimas Notícias