Divulgação/PMC

Postos de saúde do Litoral Norte permanecem abertos neste sábado para o “Dia D” de vacinação contra a gripe



Postado em: 12/05/2017


O “Dia D” de vacinação contra a gripe ocorre neste sábado (13) em todo o país. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das cidades do Litoral Norte vão funcionar em horário especial para atender a população.

Idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, indígenas, crianças de seis meses até menos de cinco anos, professores (todos os profissionais que lidam com os alunos na escola) e pessoas com comorbidade (problemas de saúde comprovados pelo médico da unidade) poderão ser vacinados durante a mobilização, continuam na lista e poderão tomar a vacina também.

A vacina contra Influenza é contraindicada a pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores; com alergia aos componentes da vacina ou com alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Caraguatatuba

Cinco novos grupos podem ser vacinados no "Dia D" de mobilização contra a gripe.  São eles: Polícias Civil e Militar, Bombeiros, funcionários do Poupatempo, dos Correios e da Defesa Civil. É necessário comprovar identificação através do crachá ou holerite.

 Desde o início da campanha de vacinação contra a gripe, no dia 17 de abril, Caraguatatuba teve 10.764 mil pessoas vacinadas. A vacina trivalente segue protegendo contra os vírus H1N1, H3N3 e Influenza B. A meta é vacinar 90% do público alvo da campanha.

O "Dia D"  acontece das 8h às 17h em todas as UBSs de Caraguatatuba e no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO).

Ilhabela

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde informa que as unidades básicas de saúde do município permanecem abertas das 8h às 17h.

A meta é imunizar 90% das pessoas consideradas população alvo, ou seja, 7,5 mil pessoas. O arquipélago está em campanha desde abril e já vacinou 37% das crianças, 79% dos profissionais de saúde, 48% das gestantes, 56% das puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e 73% dos idosos.

A vacinação é gratuita e está disponível em todas as Unidades de Saúde de Ilhabela para os grupos prioritários até o final da campanha, dia 26 de maio. É importante levar a carteirinha de vacinação e documento de identificação, assim como comprovar que está no grupo de risco.

São Sebastião

Todas as dezesseis salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde de São Sebastião ficam abertas neste sábado para participar do mutirão de vacinação "Dia D", ação da campanha nacional de imunização contra o vírus da gripe.

A Secretaria de Saúde (SESAU) pretende vacinar 13,3 mil pessoas que integram o público alvo da campanha, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. Neste dia de mobilização as dezesseis salas de vacinas das Unidades de Saúde estarão abertas das 8h às 17h.

De acordo com o último balanço, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde em São Sebastião foram vacinadas 5.507 pessoas, o que representa 37% do público alvo. Se analisados separadamente, os idosos representam o maior número de imunizações com 3.250 vacinas aplicadas representando 51,98% desta população a ser atingida que soma um total de 6.253 pessoas em toda a cidade.

Ubatuba

Duas escolas municipais e 19 postos de saúde de Ubatuba abrem neste sábado, dia 13 de maio, das 8 às 17 horas, para o Dia D de vacinação contra o vírus da gripe Influenza. Além dos postos de saúde espalhados ao longo do município, a vacina pode ser encontrada nas escolas municipais Maestro Pedro Alves de Souza (Figueira) e Governador Mário Covas (Ipiranguinha).



Últimas Notícias