Curso do Corpo de Bombeiros para profissionais do Samu aborda retirada de vítimas em locais de difícil acesso


Postado em: 12/05/2017

O Corpo de Bombeiros ministra um curso voltado aos profissionais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de São Sebastião e que tem como destaque instruções de salvamento, principalmente, de retirada e transporte de vítimas em desníveis, como em ribanceiras, muito comuns em toda a cidade. Ao todo, 12 profissionais participam do treinamento na sede do subgrupamento dos bombeiros.

 

De acordo com o comandante do posto do Corpo de Bombeiros de São Sebastião, André Luna Smidi, este tipo de treinamento é importante para padronizar a forma como as possíveis vítimas devem ser atendidas. "Existe uma gama de ocorrências em que as equipes do Samu trabalham em conjunto com o Corpo de Bombeiros, desde casos clínicos, acidentes automobilísticos, quedas de desníveis e salvamentos e a interação entre as equipes é cada vez mais importante para um serviço de excelência, que é o que sempre almejamos oferecer para a população", disse.

Segundo a coordenadora geral do Samu no Litoral Norte, Dilmara Oliveira Abreu, o treinamento é preconizado pelo Ministério da Saúde e deve ser feito em um prazo máximo de dois anos. "São Sebastião é a sede regional do Samu e por conta disso estamos realizando o treinamento para todos os profissionais de enfermagem e condutores dos quatro municípios pelo Núcleo de Educação em Urgência", frisou a coordenadora. Ao todo serão três turmas com 14 profissionais que irão participar da formação que terá a duração de dois meses.



Últimas Notícias