Psicóloga especialista em educação infantil aborda desenvolvimento e construção de vínculo em simpósio



Postado em: 10/05/2017


A Semana do Bebê que começa neste sábado (13/5) trará uma série de atividades,entre elas, o simpósio sobre desenvolvimento infantil e construção de vínculo, com a psicóloga Ely Hasarawa, na quarta-feira (17/5), das 9h às 13h, no Teatro Municipal. As inscrições gratuitas devem ser feitas pelo e-mail sppi.saosebastiao@hotmail.com ou ainda no dia do evento, às 8h30.

Nos últimos anos, os estudos de neurociência comprovam o quanto os vínculos construídos pelas crianças nos seus primeiros anos de vida, em especial nos três primeiros anos, são essenciais para a construção da arquitetura cerebral, definindo seu desenvolvimento, sendo decisivo na construção do futuro dessa criança. Laura Uplinger, psicóloga e educadora perinatal, juntamente com a Dra. Ely Hasarawa, psicóloga especialista em educação Infantil, abordarão no simpósio do próximo dia 17 o tema "Desenvolvimento Infantil e a Construção do Vínculo durante a gestação e parto, e respectivamente, através do cuidar e do brincar".

Estão convidados os profissionais das áreas de saúde,  educação, assistência social, gestores, bem como todos os interessados em compreender mais sobre essa relação para participar do Primeiro Simpósio da Primeiríssima Infância."

A Semana do Bebê

A Prefeitura de São Sebastião, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, realiza uma semana totalmente voltada para a mobilização da sociedade a fim de garantir o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças até os 6 anos de idade. A abertura oficial da "Semana do Bebê" será no dia 13 de maio (sábado), às 18h, no Teatro Municipal.

A agenda que faz parte do compromisso com o programa SP Pela Primeiríssima Infância, vai disponibilizar uma série de atividades, de Costa Norte à Costa Sul, programadas para acontecer durante os dias 13 e 21 de maio. Entre os objetivos para a realização da Semana do Bebe estão: mobilizar o poder público para investimentos na atenção a Primeira Infância; chamar atenção da sociedade para importância dos primeiros anos de vida e sua responsabilidade; sensibilizar famílias quanto a importância do vínculo para o desenvolvimento infantil.

Na abertura, uma palestra da enfermeira, doutora em saúde pública e consultora da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Dra Anna Chiesa sobre desenvolvimento infantil. Neste dia, haverá também a apresentação musical "Música de Primeiríssima" com o Projeto SomoS.

De acordo com o Comitê Municipal do programa, as atividades serão realizadas em núcleos na costa Norte, Sul e também na região Central. Paralela a estas atividades, cada serviço, como as Creches,  as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), os Centros de Reabilitação, e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) estão se organizando para realizar atividades com foco na primeiríssima infância durante toda a semana.

Entre as atividades propostas estão: roda de conversa com pais nas creches e nas salas de esperas nos diferentes equipamentos; exibição do filme "O Começo da Vida" em grupos dentro das unidades e a exibição de "pílulas" e vídeos nas saldas de espera.  Estão sendo propostas também oficinas que estimulem vínculo entre pais e crianças; campanha de coleta de vidro para ordenha de leite materno para o Banco de Leite, em parceria com o Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA). 

A maternidade, localizada nas dependências do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), também irá participar promovendo oficina de Shantala, no alojamento conjunto, e a construção do Mural do Vínculo, estimulando desde o nascimento a ligação entre o bebê e a família.

Confira a programação geral da Semana do Bebê:

13/05 - Teatro Municipal:

18h – Cerimônia Oficial de Abertura

Participação: Drª Anna Chiesa - (Enfermeira, Doutora em Saúde Pública, Consultora Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal)

Apresentação Musical "Música de Primeiríssima"

14/05

Praça do Surf (Maresias):

10h – Gincana da Família, com Espaço Viver, Picnic Musical, com Projeto SomoS

Praça do Coreto – Centro Histórico:

16h -  Show "Música de Primeiríssima", com Sr Bamba e Projeto SomoS; Espaço Amamentar com CIAMA: orientações e troca de experiências; Espaço Sensorial com o Centro de Reabilitação; Oficina de Musicalização Infantil com a Prof. Rosangela Tavares; Arteterapia com a Psicóloga Yara Nascimento; Recreação com profissionais SEESP, entre outras.

15/05 - Praça da Alegria (Boiçucanga):

17h - Show "Música de Primeiríssima", com Projeto SomoS e Projeto Acalanto, participação especial de Isadora Canto; Oficina de Brinquedos de Sucata, Espaço Viver; Slingada, com Prof. Rosangela do SampaSling; Oficina de Horta, Espaço Viver; Orientações com Samu de Primeiros Socorros para Bebês.

17/05 - Teatro Municipal

9h - Primeiro Simpósio SPPI/SS: Desenvolvimento Infantil e a Construção do Vínculo, sendo as palestrantes:
- Laura Upliguer, Psicóloga e Educadora Perinatal: Desenvolvimento Infantil e a Construção do Vínculo durante a gestação e o parto; 
- Dra Ely Harasawa, psicóloga especialista em Educação Infantil: Desenvolvimento Infantil e a Construção do Vínculo durante o Cuidar e o Brincar.

20/05

Centro Histórico:

10h - Caminhada Pela Primeiríssima Infância: (ponto de Encontro: Praça do Coreto, às 9:30h, Participação da Fanfarra Municipal da Topolândia)

 Maresias:

10h - Caminhada Pela Primeiríssima Infância - (ponto de Encontro: Creche de Maresias (Primeiras Letras), às 9:30h, participação da Fanfarra de Maresias e da professora Tatiana Tardioli com a Dança Materna após a Caminhada)

 Boiçucanga:

16h - Caminhada Pela Primeiríssima Infância - (ponto de Encontro: Praça da Alegria, às 15:30h)

21/05 - Enseada:

9h30 - Caminhada Pela Primeiríssima Infância - (ponto de Encontro: EMEI Ponei Azul, às 9h - Participação da Fanfarra Cynthia

10h - Oficina de construção de instrumentos musicais a Prof. Rosangela Tavares, Apresentação da Oficina de Balé com a Prof. Michele, Contação de Histórias, Oficina de cachetas,  Recreação com a SEESP, Palhaço e muito mais.

 



Últimas Notícias