Divulgação

Triatleta de Ubatuba, único representante da região no Ultra Triathlon, termina a prova em 11º lugar


Postado em: 10/05/2017

O único atleta do Litoral Norte a participar do Ultra Triathlon Brasil, Carlos Eduardo Sene, o Dudu Sene, de Ubatuba, terminou em 11º lugar. Este é o único triathlon da América do Sul na distância Ultraman, que teve a largada em Ubatuba.

A prova, realizada no último final de semana, teve três etapas: Ubatuba-Paraty, Paraty-Mangaratiba e Mangaratiba-Rio de Janeiro. Os triatletas tiveram de nadar 10km, pedalar 421km e correr 84,4km. a competição é feita nos mesmos moldes do Campeonato Mundial, que é realizado há 34 anos na ilha de Kailua-Kona, no Havaí (EUA).

A prova teve a participação de 27 atletas, dos quais dois desistiram e dois foram cortados, pois ultrapassaram o tempo máximo de competição no dia.

Dudu Sene disse que terminou a natação em 21º lugar e se recuperou nos primeiros 149 km de ciclismo, terminando em 5º lugar e subindo para a 14ª posição na classificação geral. No segundo dia, foram 261 km de pedalada em trechos planos e de serra. Após o término dessa etapa, o triatleta ubatubense já estava em 11º lugar na classificação geral.

No terceiro e último dia de competição, foram 84,4 km de corrida, correspondente a duas maratonas. Ele contou a estratégia: “Na primeira maratona (42,2 km) corri mais confortável e acelerei na segunda”. Dessa forma, manteve o 11º lugar na classificação geral.

Dudu Sene disse ter ficado satisfeito com o seu desempenho, com o tempo total de 28h28min. “O resultado foi positivo, dentro do que eu esperava. Na natação, o desempenho foi um pouco abaixo, mas não prejudicou a classificação final. Na corrida, fiz em 9h02min e a expectativa era de cumprir o percurso em 10 horas”.

Em sua opinião, participar da prova já é uma vitória, pois o triatleta não se inscreve, mas se candidata e apresenta seu portfolio de provas. A partir daí, a organização escolhe aqueles que estão aptos para o desafio. Eram 18 vagas disponíveis, pois os participantes do ano anterior já estavam automaticamente garantidos na prova.

Treinamento

Sene disse que o treinamento para o Ultra Triathlon foi de muito volume de distância. Diariamente, fazia treinamentos de corrida e ciclismo a partir das 4 horas e natação à noite. Em oito meses, o triatleta percorreu mais de 9 mil quilômetros entre corrida, ciclismo e natação.

Ele integra a equipe Teiú, que é um lagarto da região, formada por vários atletas de Ubatuba. O treinador da equipe é o professor Huka.



Últimas Notícias