Prefeito de São Sebastião cobra explicações da Queiroz Galvão sobre contratações na obra do Contorno



Postado em: 07/05/2017


Diretores da empresa Queiroz Galvão, responsável pela obra da Nova Tamoios/Contornos em São Sebastião, apresentaram na prefeitura números atualizados do quadro de pessoal que vem sendo usado pela empreiteira na obra do Contorno Sul. O prefeito Felipe Augusto havia questionado a situação diretamente à direção da empreiteira.

A ação vem ao encontro de reclamações de trabalhadores. Segundo a prefeitura, os números apresentados mostram que 81% dos trabalhadores da obra são da região, sendo a maioria (61%), de São Sebastião.  Os diretores enfatizaram ao prefeito que todas as contratações da empresa continuam sendo feitas por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

A atual fase da obra do Contorno Sul, segundo a empresa, emprega 1.206 trabalhadores. Destes, 736 são de São Sebastião, 235 de Caraguatatuba, dois de Ubatuba e um de Ilhabela. Já 232 trabalhadores são "importados" de outros municípios, e, de acordo com os diretores, trata-se de mão de obra especializada não encontrada na região.

A empresa mostrou também a localização do bairro onde residem os trabalhadores de São Sebastião empregados na obra. A maioria deles (186) reside na Topolândia; 129 são moradores da Enseada; 82 do Jaraguá; 78 do Itatinga; 62 do São Francisco; 41 do Canto do Mar, 40 do Morro do Abrigo; e 31 do Centro da cidade.

Há ainda no empreendimento trabalhadores residentes nos seguintes bairros: Olaria (19), Pontal da Cruz (10), Barequeçaba (8), Praia das Cigarras (6), Varadouro (5), Porto Grande (2), Praia Deserta (2), Boiçucanga (1), Guaecá (1), Juquehy (1), Arrastão (1), Portal da Olaria (1) e Praia Preta (1).

Sobre a utilização de trabalhadores de outros municípios no empreendimento, a empresa explicou que isso se dá por questões técnicas. Os diretores enfatizaram que, pelo mesmo motivo, dezenas de trabalhadores de São Sebastião estão atuando, por exemplo, no trecho de duplicação da serra da Rodovia dos Tamoios, e que esses números não estão computados no quadro geral apresentado na prefeitura. 

Reunião entre prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, com diretores da Queiroz Galvão (Foto: Celso Moraes/PMSS)



Últimas Notícias