Arquivo Radar Litoral

Ilhabela adere à campanha "Maio Amarelo" por trânsito seguro


Postado em: 05/05/2017

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Divisão de Trânsito, também aderiu à campanha educativa “Maio Amarelo – Atenção pela vida”. O movimento internacional visa a conscientização para redução de acidentes de trânsito. Em Ilhabela haverá ações de divulgação, palestra e passeio ciclístico. Apesar do limite de 40km/h em toda sua extensão, a Ilha também registra diversos tipos de acidentes, especialmente, envolvendo motos.

O objetivo do movimento é uma ação multissetorial que envolva poder público e sociedade civil para discussões sobre o tema acidentes de trânsito. Mais do que chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito no Brasil e no mundo, a intenção é mobilizar órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para, efetivamente, discutir o tema, engajando em ações para propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude da questão dos deslocamentos mais seguros.

Para o diretor da divisão de trânsito, Leonardo de Pinho, a importância do movimento, além de conscientizar sobre os perigos no trânsito, mostra que cada motorista faz a diferença. “A partir do slogan ‘A minha escolha faz a diferença’, visamos informar os motoristas de que cada escolha pode ter uma consequência, muitas vezes, desastrosa. Ele pode escolher usar o cinto de segurança ou não, ele pode escolher utilizar o celular ao volante ou não, ele pode dirigir embrigado ou chamar um táxi. Queremos mostrar que as escolhas fazem a diferença tanto para a vida do próprio motorista quanto de quem precisa transitar pelas vias”, ressalta o diretor.

A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011. Com isso, o balanço das ações sempre é realizado em maio no mundo todo. Outras informações sobre o movimento podem ser acessadas através do site maioamarelo.com.

Maio Amarelo

Na carona no sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” promove atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. Em 2016, terceiro ano de movimento, 26 países aderiram à mobilização.

Por que amarelo?

A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito. Placas amarelas alertam ao motorista sobre possíveis problemas à frente. A cor amarela do semáforo traduz-se em atenção. Portanto, o amarelo é hoje o sinal de alerta no trânsito de todo o mundo.



Últimas Notícias