Destino do navio "Professor W. Besnard" doado pela USP à Prefeitura de Ilhabela será definido até o fim do mês



Postado em: 03/05/2017


A Prefeitura de Ilhabela irá receber, até o dia 31 de maio, os projetos para o navio Prof. W. Besnard, doado para o município pelo Instituto Oceanográfico da USP, em 2016. A embarcação deverá ser afundada para se transformar em recife artificial ou ainda ser aproveitada por uma empresa para a criação de um museu.

Após reunião pública realizada no final do mês de março, onde participaram cerca de 70 pessoas, entre sociedade civil organizada, operadoras de mergulho, institutos e vereadores, ficou decidido que os institutos interessados, assim como a iniciativa privada, devem se organizar e, até 31 de maio, apresentar uma proposta de projeto de destino do navio. Na ocasião foram discutidas as duas opções de destino à embarcação: o naufrágio, que transformará a estrutura em um recife artificial e, assim, um novo atrativo turístico para mergulhadores e moradia para a vida marinha; ou a doação do navio a uma entidade particular, que o transformará em museu.

Após encaminhadas as propostas para a Secretaria de Meio Ambiente, estas serão enviadas à Secretaria de Assuntos Jurídicos, que irá analisar todo material. Ao final, uma audiência pública será marcada para decidir o que será feito com o navio.



Últimas Notícias