Trabalhadores protestam por mão de obra local no Hospital Regional; Câmara critica postura de empresa e consórcio garante contratação para os próximos dias



Postado em: 03/05/2017


Um grupo de aproximadamente 60 trabalhadores desempregados de Caraguatatuba realizou protestos em frente à obra do Hospital Regional, nas manhãs da última terça (2/5) e desta quarta-feira (3/5) para cobrar o aproveitamento da mão de obra local no empreendimento. Eles também estiveram na sessão da Câmara Municipal, onde vereadores criticaram a postura da empresa responsável pela obra. A Secretaria Estadual da Saúde afirmou que os serviços iniciais foram executados pelos próprios funcionários do consórcio responsável pela obra.

O Radar Litoral acompanhou a sessão realizada na noite de terça-feira (2/5). O vereador Dennis da Silva Guerra (PP), que preside a Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) - que tem cobrado das empreiteiras responsáveis por grandes empreendimentos na cidade o compromisso pelo aproveitamento da mão de obra local – disse na tribuna que irá apresentar uma moção de repúdio à construtora que realiza a obra do Hospital Regional. O empreendimento do Governo do Estado é realizado pelo Consórcio CDG/Planova. “É inaceitável chamarem trabalhador de vagabundo e maconheiro. Gente despreparada. Não tenho cargo em Queiroz, Serveng e muito menos na Planova. Exigimos respeito aos trabalhadores”, declarou.

O vereador Fernando Augusto da Silva Ferreira – Cuiu (PSB) também criticou a maneira que os trabalhadores estariam sendo tratados por representantes da construtora no município. “Se preciso for vamos parar a obra e chamar o engenheiro para se desculpar”, disse o vereador, que não descarta a interdição da obra.

Já o vereador Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PPS). “Precisam parar de tratar o cidadão com mentiras e falta de respeito”.

A reportagem do Radar Litoral também conversou com representantes dos trabalhadores desempregados. "Estão lotando de trabalhadores vindos de fora do município, sendo que a maioria das vagas pode ser ocupada por trabalhadores daqui da cidade”. O grupo voltou a se reunir desde às 6h desta quarta e até por volta das 9h30 ainda estava em frente ao portão de entrada da obra, que fica na margem da SP-55, próximo ao acesso à UTGCA (Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba), no Pontal Santa Marina. Os funcionários do consórcio foram impedidos pelos manifestantes de entrar para trabalhar.

Outro lado

A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Sáude informou que as obras do Hospital Regional do Litoral Norte, executadas pelo Consórcio CDG Planova, estão em fase de estrutura e fundação profunda. "Neste primeiro momento, a empresa conta com os serviços de seus próprios profissionais, que possuem experiência para garantir a segurança da construção".

Já para as próximas etapas da obra serão contratados profissionais da região que deverão comprovar experiência. O consórcio vai divulgar vagas para os próximos dias para os seguintes cargos: ajudante geral, pedreiro, eletricista, encanador e outras posições necessárias para a obra.
Cargos como o de pintor e azulejista serão anunciados em 2018, quando o hospital estiver em fase de finalização.

Obra iniciada em julho do ano passado tem previsão para 2018

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) fez o lançamento da obra em julho do ano passado e a previsão de entrega é para 2018. A unidade integra o programa estadual Saúde em Ação e terá um investimento total de quase R$ 200 milhões, entre obras, equipamentos e mobiliário, viabilizados por meio de uma parceria inédita com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Com uma área construída de aproximadamente 25,3 mil m², o prédio terá seis pavimentos e um heliponto. Contará com 186 leitos operacionais, distribuídos em 48 de clínica médica, 48 de clínica cirúrgica, 25 de ortopedia e traumatologia, 25 de neurocirurgia e 40 leitos de UTI adulto. O pronto-socorro será referenciado e especializado em casos de média e alta complexidade.

A unidade prestará atendimento integral e humanizado aos pacientes em urgência e emergência, internações agudas e cirurgias eletivas, de forma regionalizada. O hospital será totalmente voltado ao atendimento gratuito dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e será referência para os municípios de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.



Últimas Notícias