Prefeitura, Torben Grael e CBVela criam parceria para fomentar vela de Ilhabela


Postado em: 17/04/2017

Nesta terça feira (18/4), às 13h, o velejador olímpico Torben Grael e a equipe da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), farão uma visita técnica em Ilhabela, a Capital Nacional da Vela. Durante a participação da 20ª Feira Rio Boat Show, o secretário de esportes da cidade, José Roberto de Jesus, firmou parceria com a CBVela, com a finalidade de atrair mais eventos para a cidade.

“Essa parceria irá atrair, além de eventos nacionais e internacionais, cursos técnicos de vela para nossos instrutores e elevar o nível de vela de Ilhabela. Assim, ficaremos alinhados com a Confederação Brasileira de Vela.”, explicou o secretário. Na visita, o velejador Torben Grael, também vice-presidente da Federação Internacional de Word Sailing e a equipe da CBVela, vão avaliar e apontar melhorias na estrutura que Ilhabela oferece para, juntos, fomentarem o esporte na cidade.

Entre os eventos confirmados estão a Copa Brasil de Vela, marcada para dezembro deste ano; o Campeonato Mundial da Juventude (2º maior evento de vela do mundo), em 2019 e o Mundial da Classe Star, em 2020. Para isso, Ilhabela terá que adaptar-se para receber estes campeonatos.

A Prefeitura de Ilhabela fará investimentos na área náutica, como a construção da marina pública, atraindo, com isso, grandes eventos. Hoje a cidade não comporta alguns campeonatos devido à limitação do espaço físico. “Independente de investimentos, estamos buscando o reconhecimento e fazendo jus ao título de Capital Nacional da Vela. Agora, juntos com a Confederação, vamos colocar Ilhabela no caminho internacional de eventos”, disse.

Ilhabela é a única cidade que não possui clubes para a prática da Vela, a responsabilidade da modalidade é toda da prefeitura. “No Brasil todo a vela está dentro dos clubes e, em Ilhabela, ela é de responsabilidade do município. A única cidade que fez uma estrutura para receber eventos de vela e a que realmente abraçou o esporte e ainda homenageou o velejador Lars Grael, dando o seu nome à escola municipal de vela, um atleta que tem uma paixão enorme pelo esporte”, finalizou José Roberto.

Batismo dos novos barcos de Optimist:

Aproveitando a visita de Torben Grael e dos representantes da CBvela, a Secretaria de Esportes Lazer e Cultura irá “batizar” os 10 barcos de Optimist e dois da classe Snipe, adquiridos recentemente pela Escola de Vela Lars Grael. As novas embarcações são importadas e de alto desempenho e serão utilizadas pelos alunos nas aulas e em campeonatos. “Os novos barcos mostram que estamos no caminho certo, dando oportunidade para os jovens e, com certeza, revelando futuros campeões”, comentou o secretário de esportes.

Os barcos serão batizados com nomes de peixes da nossa região: sendo Savelha, Palombeta, Cocoroca, Panaguaiú, Guaivira, Xarelete, Tiniúna, Pirajica, Budião e Sargo (Optimist); Bibigão e Preguaí (Snipe). “Queremos homenagear a nossa cultura, colocando os nomes dos peixes mais conhecidos pelos caiçaras de nossa região, porque os mais novos não conhecem e, assim, resgatamos a nossa cultura”, finalizou.



Últimas Notícias