Cláudio Gomes/PMC

Secretarias de Turismo das cidades do Litoral Norte criam abaixo assinado para cobrar qualidade no serviço de internet


Postado em: 11/04/2017

As quatro cidades do Litoral Norte, dando sequência às reivindicações de melhorias do serviço de internet na região, realizam um abaixo assinado on line para ser encaminhado à empresa Vivo e à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O objetivo é a adesão do maior número possível de pessoas.

No final de janeiro, durante reunião dos secretários de Turismo da região em Caraguatatuba, um dos temas foi a péssima qualidade do serviço de internet, o que prejudica o setor. Na oportunidade, foi encaminhado um ofício à Anatel, que notificou a Vivo. Esta, por sua vez, não deu uma resposta considerada satisfatória.

O presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de Caraguatatuba, Rodrigo Tavano, afirmou que em 90% dos pontos das cidades do Litoral Norte a internet não tem qualidade. “Diversos bairros sequer tem speedy. Sem contar os locais que o cliente recebe a metade do que paga. Precisamos mudar este quadro com a união das quatro cidades, moradores e comerciantes. Só assim isso será possível”.

A adesão pode ser feita no link: https://www.change.org/p/vivo-vivo-entregue-o-servi%C3%A7o-speedy-com-qualidade-e-respeito-ao-consumidor-do-litoral-norte-sp?recruiter=394888353&utm_source=share_petition&utm_medium=whatsapp

Abaixo assinado

No abaixo assinado on line, são solicitadas providências urgentes da operadora Vivo e da Anatel para que os serviços de conexão à internet conhecido como Speedy sejam prestados de forma adequada e dentro dos padrões legais e contratuais.

“O Litoral Norte recebe milhares de turistas por ano, que buscam usufruir de toda beleza natural e demais atrativos que as quatro cidades têm a oferecer e que têm o maior interesse em desfrutar em serviços de internet de boa qualidade no período em que se encontram fora de suas residências habituais”, cita o documento.

Para os secretários de Turismo da região, que encabeçam o documento, é notório que a rede existente atualmente está muito aquém do necessário para o atendimento de qualidade à população e comércios e há necessidade urgente de novos investimentos.

O documento cita que a intermitência dos serviços na região ultrapassa qualquer razoabilidade e que a velocidade máxima ofertada na região é de 10Mb, porém em várias localidades não passa de 1Mb. Em Caraguatatuba existe ainda uma região somente com internet discada.

As solicitações são de que a Vivo seja obrigada pela Anatel a fazer os investimentos necessários, em prazo razoáveis, para entregar um serviço perene e de qualidade dentro das especificações legais e contratuais e que seja penalizada caso os serviços não sejam plenamente restabelecidos e mantidos dentro dos padrões legais.

Outro lado

Por meio de nota, a empresa informou que oferece o Vivo Internet nas quatro cidades mencionadas pela reportagem com velocidades de até 10 Mbps.

"Além da internet fixa, a operadora também oferece serviços moveis via 4G. A tecnologia, que é a mais avançada em cobertura de rede móvel, permite o acesso à internet em altíssima velocidade e foi lançada na região mencionada no final de 2016. A rede 4G da Vivo pode ser utilizada em tablets, com a colocação do chip, ou em notebooks e computadores por meio de equipamentos específicos. O Modem Wi-Fi 4G, dispositivo compacto e sem fio (semelhante a pen drive), compartilha acesso à internet com até dez usuários e o Vivo Box 4G, que conecta, via wi-fi, todos os aparelhos residenciais ao mesmo tempo".

Para 2017, a operadora afirmou possuir um plano de expansão da rede móvel nos quatro municípios que vai aprimorar ainda mais a qualidade de sinal e oferecer a cada dia uma melhor experiência aos moradores da região.



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