PMI

Projeto resgata hábito de escrever cartas e alunos visitam agência dos Correios em Ilhabela



Postado em: 10/04/2017


De amor, de recomendação, cobrança, boas-vidas ou saudades, as cartas expressam diversos sentimentos ou nos avisam de assuntos de nosso interesse, por isso, os alunos da E.M. Anna Leite Julião Torres, visitaram a agência dos Correios do município. O passeio teve como objetivo o resgate do hábito de escrever cartas e se inteirar da logística da entrega das correspondências.

O projeto realizado na escola tem à frente a professora de Leitura e Língua Portuguesa, Lidiane Correia Quinsan. “Os alunos estão empolgados com as cartas, já escreveram para a diretora, para a coordenadora da unidade e para mim. Estivemos em vídeo conferência com uma designer da cidade de São Caetano do Sul, que se comprometeu enviar uma carta para cada um em suas respectivas residências, eles estão ansiosos”, disse Quinsan.

Na visita os alunos conheceram o carteiro mais antigo do município, a história dos selos e como as correspondências chegam ao seu destino final. Em sala de aula, a professora explicou que antes do advento da internet, e-mail, redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, a comunicação de longa distância entre as pessoas era realizada por meio de cartas, inclusive, grandes momentos da história foram registrados por elas, como exemplo foi citada a carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal, Dom Manuel I sobre o descobrimento do Brasil.

Para a diretora da escola, Conceição Dias Santos, este resgate é muito importante. “Com a comunicação online, a escrita tem sido gradualmente abandonada, principalmente fora do ambiente escolar. Em casa ou com os amigos, os nossos jovens digitam textos nos computadores e celulares, então esse projeto enfatiza a importância da escrita por meio das cartas”, finalizou a diretora.



Últimas Notícias