Postado em: 26/03/2017
Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, participou recentemente da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), considerada uma das mais importantes feiras de turismo da Europa. O arquipélago foi representado pelo diretor de Desenvolvimento Turístico, Luís Maio. A Associação Comercial defende a importância na participação nestas feiras.
Ilhabela esteve com um estande de forma cooperada com a Aprecesp – Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo e Embratur.
Foram cinco dias de negociações, os três primeiros dedicados aos profissionais da área, desde as agências de viagens e operadores turísticos, hotelaria, transportes, unidades de turismo rural, entidades regionais de turismo, entre muitos outros, e nos dois dias seguintes, a feira esteve aberta ao público em geral. O evento contou também com uma ampla programação de workshops, espaços de networking para os profissionais e atividades culturais. Este ano, a organização do evento estima que o público ultrapassou os 75 mil visitantes do ano passado.
De acordo com Maio, o resultado da participação de Ilhabela foi diversos atendimentos a agentes de viagens e operadores de turismo, além de reuniões com o Comitê Visit Brasil, interessados em novos destinos localizados próximos a grandes centros urbanos, que apresentam fácil acesso. Ilhabela é um destino com visibilidade por conta das paradas de navios de cruzeiros.
Ele destacou que na feira ocorreu a divulgação do destino com o objetivo de mostrar para os potenciais turistas a facilidade de acesso ao município, localizado a apenas 210 km de São Paulo. Além disso, dados mostram que a maioria dos portugueses que chega ao Brasil entra por São Paulo e circula no eixo com o Rio de Janeiro.
“A estratégia foi ampliar o conhecimento de agentes de viagem e de potenciais visitantes estrangeiros sobre a diversidade da oferta turística do município, pensando nos segmentos que podem ser trabalhados, considerando-se a facilidade do idioma e o câmbio favorável”, afirmou.
Sobre os benefícios para o empresariado, Maio afirmou que ocorre por meio da entrega de tarifários nas rodadas de negócios e feiras. Ele ressaltou que o resultado é positivo para os hotéis que trabalham com estrangeiros e considera a Associação Comercial de Ilhabela um dos maiores divulgadores dos espaços de eventos, restaurantes e hotelaria em geral gerando receita para todo município.
Também como resultado da participação na feira, Ilhabela foi convidada com as demais cidades do Litoral Norte, para divulgar o destino num Road Show organizado pela Embratur nas cidades de Coimbra, Lisboa e Porto Vigo, esta última na Espanha, que contará com mais de 1.000 agências de turismo.
Luís Maio ressaltou a importância da qualificação dos empresários e seus colaboradores, que “devem aprender novas línguas e ter condições de receber o turista, além de ter uma comunicação dentro de cada restaurante, placas de indicação e cardápios em espanhol e inglês”.
O presidente da Associação Comercial, Wilson Santos, afirmou que considera muito importante a participação de Ilhabela nestas feiras. “Ajuda a divulgar e tornar o destino cada vez mais conhecido. Cabe a nós, empresários, fazermos a nossa parte, pois o turista estrangeiro é muito importante para garantirmos a geração de emprego e renda”.