Fotos: Divulgação

Caraguatatuba e Ilhabela participam da BTL, uma das mais importantes feiras de turismo da Europa



Postado em: 21/03/2017


As cidades de Caraguatatuba e Ilhabela participaram da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), considerada uma das mais importantes feiras de turismo da Europa, realizada entre 15 e 19 de março. O arquipélago foi representado pelo diretor de Desenvolvimento Turístico, Luís Maio, e Caraguá pelo presidente do Comtur, Rodrigo Tavano e o chefe de Seção de Planejamento de Projetos Turísticos, Marcelo Suckow.

Ilhabela esteve com um estande de forma cooperada com a Aprecesp – Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo e Embratur.  Luís Maio teve a oportunidade de ficar por dentro das tendências dos mercados e posicionar a oferta de forma competitiva.

 Foram cinco dias de negociações, os três primeiros dedicados aos profissionais da área, desde as agências de viagens e operadores turísticos, hotelaria, transportes, unidades de turismo rural, entidades regionais de turismo, entre muitos outros, e nos dois dias seguintes, a feira esteve aberta ao público em geral. O evento contou também com uma ampla programação de workshops, espaços de networking para os profissionais e atividades culturais. Este ano, a organização do evento estima que o público ultrapassou os 75 mil visitantes do ano passado.

Portugal faz parte do bloco de países considerados estratégicos devido à política internacional de promoção turística do Brasil. Em 2015, último dado oficial disponível, o Brasil recebeu mais de 162 mil portugueses, conforme dados do Anuário Estatístico de Turismo do Ministério do Turismo, número que coloca Portugal entre os dez maiores países emissores de turistas para o mercado brasileiro.

Caraguatatuba

A cidade foi representada pela primeira vez na BTL.

A equipe que representou o Município, formada pelo presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Rodrigo Tavano, e o chefe de Seção de Planejamento de Projetos Turísticos, Marcelo Suckow, montou um estande para expor materiais sobre a cidade e atender os empresários e visitantes da feira.

Eles também fizeram visitas técnicas no Oceanário e ao Teleférico de Lisboa, com o intuito de analisar e pensar em ideias para futuros projetos que podem ser aplicados em Caraguatatuba.

Rodrigo Tavano falou sobre a experiência adquirida. "Foi espetacular. O fato de poder divulgar Caraguatatuba para o turista estrangeiro é muito impactante. Conversamos com diversas empresas e pretendemos fechar várias parcerias. Outro aspecto importante foi a relação que tivemos com o Ministério do Turismo, com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e com outras cidades que estavam presentes na feira. Isso fortalece a sequencia do nosso trabalho" explicou o presidente do Comtur.

Ele aproveitou a oportunidade para fazer agradecimentos: "Sou muito grato ao apoio do prefeito Aguilar Junior, o secretário de Turismo Cristian Bota, os membros do Conselho Municipal de Turismo e da Associação dos Hotéis e Pousadas por esta oportunidade de estar representando a Cidade nesta feira e pelo empenho neste projeto de divulgar nosso município para os turistas estrangeiros. Formos convidados para participar de outras feiras e congressos de Turismo, e isso é muito gratificante" afirmou Tavano.

Além disso, foi firmada uma parceria com a Embaixada do Brasil em Portugal, para que outros materiais sobre Caraguatatuba sejam distribuídos ao público nos próximos eventos que estão programados no país.

Para o chefe de Seção de Planejamento de Projetos Turísticos da Secretaria de Turismo, Marcelo Suckow, foi muito importante a participação de Caraguatatuba na BTL. "Penso que podemos usar um principio da publicidade para explicar a importância deste evento. Quem não se mostra não fica conhecido. Então é muito importante promover a cidade e a região do Litoral Norte. E também é muito importante estreitar os laços com o Ministério do Turismo. Os contatos que fizemos em Portugal foram fundamentais para o futuro do turismo em Caraguatatuba" explicou Suckow.

 



Últimas Notícias