Radar Litoral

Felipe Augusto apresenta plano do novo sistema viário e embarque de balsas a vereadores de São Sebastião e Ilhabela; projeto prevê "permuta de áreas" e desapropriações



Postado em: 24/02/2017


O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB) apresentou, na tarde de quinta-feira (24/2), o plano do novo sistema viário e embarque de balsas aos vereadores da cidade e também do município de Ilhabela. O projeto prevê "permuta de áreas", desapropriações e também edificações de prédios para a Marinha do Brasil e setor de travessia custeadas pela Prefeitura de Ilhabela. O Radar Litoral acompanhou com exclusividade a reunião, realizada no Observatório Ambiental, na Rua da Praia. 

O secretário de Governo de Ilhabela, Oswaldo Julião, representou o prefeito Márcio Tenório (PMDB). Participaram do encontro a presidente da Câmara de Ilhabela, Nanci Peres de Araújo Zanato, acompanhada dos vereadores ilhabelenses Gabriel Rocha, Luizinho Paladino, Marquinhos Guti, Salete Magalhães e Cleison Guarubela. De São Sebastião estiveram os vereadores Ercílio, Pixoxó, Renato, Ernaninho, Maurício do Canto do Mar, Onofre Neto, Daniel Simões e Edvaldo Teimoso. 

Na apresentação, Felipe Augusto apresentou detalhes do projeto de permuta de áreas públicas. O projeto envolve a construção de um novo terminal de embarque e desembarque das balsas e alterações no sistema viário de São Sebastião.

As negociações incluem ainda a Secretaria de Patrimônio da União, Marinha do Brasil,  Dersa e a Companhia Docas de São Sebastião (CDSS). Os projetos estão em fase de discussão e terão de passar pelas Câmaras de São Sebastião e Ilhabela.

Como serão as permutas

Conforme explicou o prefeito de São Sebastião, o terreno em área de marinha conhecido como "Área de Queiroz Galvão" - por ter abrigado no passado um canteiro de obras - mas que pertence ao município, será destinado à construção do novo terminal de balsa. O imóvel atualmente subutilizado para abrigar carros alégóricos seria repassado ao município de Ilhabela, que por sua vez, ficaria responsável pela construção do novo terminal de balsa, proporcionando mais conforto para pedestres e ciclistas. 

A Dersa, por sua vez, terá a responsabilidade de fazer o novo sistema de atracação por gavetas, bem como a adequação viária. Uma parte da atual área de lazer da Marinha do Brasil também seria utilizada neste projeto. A estimativa é que o bolsão de embarque absorva cerca de 500 veículos, o que reduziria a fila na região central da cidade. 

Em contrapartida à cessão de área da Marinha, a Prefeitura de Ilhabela construiria a nova sede para a Capitania dos Portos, com alojamento para marinheiros e um píer de atracação no Balneário dos Trabalhadores, em área cedida pela Prefeitura de São Sebastião. "Ilhabela tem hoje liquidez financeira e ficaria responsável pela estrutura da balsa, sendo que Prefeitura de São Sebastião e Marinha doam as áreas", enfatizou Felipe Augusto. 

Ele ressaltou que a Companhia Docas também repassaria o atual prédio administrativo e a área utilizada como depósito, ambas na Rua da Praia, ao município de São Sebastião, em permuta com o trecho onde hoje localiza-se o bolsão de embarque da travessia. 

Felipe Augusto informou que a Marinha do Brasil já possui projeto executivo para a construção da nova sede, no Balneário dos Trabalhadores. O prefeito disse que espera iniciar os processos licitatórios até maio.

O secretário de Governo de Ilhabela, Oswaldo Julião, disse que o arquipélago tem uma solicitação de emenda de R$ 65 milhões para o projeto. 

Repercussão entre os políticos

Antes de levar os vereadores para a visita técnica às áreas, Felipe Augusto salientou a importância do projeto para as duas cidades. "A travessia ganhará lugar mais amplo e agilidade no embarque e desembarque com sistema de gavetas; os usuários terão mais conforto na espera das balsas; o bolsão de embarque deverá ser o suficiente para evitar filas no centro sebastianense; a CDSS poderá ampliar as operações off shore no porto; e a Marinha do Brasil terá espaço próximo ao mar e um berço próprio para atracação dos seus navios. Não teremos outra oportunidade na história".

A Prefeitura de São Sebastião por sua vez poderá modificar o sistema viário, ampliando a Avenida Guarda Mor até a entrada do bairro da Topolândia, fazendo a conexão com a rodovia do Contorno Sul. A administração pretende "criar mecanismos para que toda a Rua da Praia tenha efetivamente movimento turístico, resolvendo a questão da criminalidade no trecho que fica ermo no período noturno".

O encontro teve a presença do deputado Paulo Corrêa Júnior (PEN). "Estou cada vez mais entusiasmado com este grande projeto. Significa o futuro e o desenvolvimento das cidades. Contem comigo", declarou o deputado.

A presidente da Câmara de Ilhabela, Nanci Zanato (PPS), se mostrou favorável ao projeto. "Esse é um processo que mais cedo ou mais tarde aconteceria. Já tivemos munícipes de Ilhabela assaltados, espancados nesta área próxima a balsa, que precisa ser melhorada. Estaremos junto com você (Felipe Augusto) e com o prefeito Márcio Tenório neste projeto", declarou a presidente. "São Sebastião ajudou Ilhabela muitos anos, agora é a hora da Ilha ajudar. Precisamos de uma minuta com todos os detalhes dos projetos de cessão de áreas. Nossa vocação é o turismo e está aí a oportunidade de fazer o que sonhamos", completou Luizinho Paladino (PSB)

O vereador sebastianense Ernaninho Primazzi (PSC) ressaltou a importância do detalhamento e das informações amplamente divulgadas. "Toda vez que vamos votar cessão de área há polêmica. Da minha parte não terá problema. Sempre tivemos embates com Ilhabela, mas sempre por um bem comum". 

O vereador Maurício do Canto do Mar (PMDB) questionou sobre o que o Governo do Estado entrará no projeto. Felipe Augusto informou que o Estado fará o investimento na malha viária, bem como no novo sistema de embarque e desembarque das balsas, as chamadas "gavetas", assim como existe no sistema Santos-Guarujá. A mudança também será feita no lado de Ilhabela. 

 



Últimas Notícias