Guilherme Andrade/PMI

Plantio de mudas nativas da Mata Atlântica na Trilha do Baepi comemora 40 anos do Parque Estadual de Ilhabela



Postado em: 07/02/2017


Na manhã do último sábado (4), a chuva deu uma trégua no arquipélago e possibilitou o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, na trilha do Baepi. A ação fazia parte da programação em comemoração aos 40 anos do Parque Estadual de Ilhabela, mas devido às chuvas das últimas semanas foi adiada.

O plantio é uma parceria entre a Prefeitura de Ilhabela, Parque Estadual, o viveiro “Viva Floresta” e o Instituto Ilhabela Sustentável. O secretário de meio ambiente Mauro Oliveira participou do evento e contou um pouco sobre a área desmatada. “O desmatamento desta área começou no século passado com a plantação de cana-de-açúcar, hoje é um espaço vulnerável com diversas ocorrências de queimadas durante todos os anos. Para evitar que as queimadas atinjam as novas mudas, foi realizada uma limpeza de cinco metros antes do trecho reflorestado. Em longo prazo pretendemos recuperar 100% da área do Parque Estadual e para isso vamos criar o “Calendário de Reflorestamento”, explicou o secretário.

Cerca de 40 pessoas participaram da ação entre elas a diretora do Parque Estadual Joana Fava, Gisela Testa do viveiro “Viva Floresta”, funcionários do Viveiro Municipal e do Instituto Ilhabela Sustentável para o do plantio de 80 mudas de pelo menos 10 espécies nativas, entre elas Aroeira, Umbaúba e Mungú.  Neste primeiro mês pós-plantio as mudas serão regadas duas vezes ao dia, de manhã e a tarde por funcionários do Viveiro Municipal, após esse período a natureza se encarregará dos cuidados.



Últimas Notícias