Gianni D`Angelo/PMC

Caraguá participa da Semana Estadual de Mobilização Contra o Aedes aegypti



Postado em: 21/11/2016


Os bairros Martim de Sá e Prainha são foco das ações da Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti de segunda a sexta-feira (21 1 25/11). De acordo com a Secretaria de Saúde, nestes locais, foram detectados os maiores índices de densidade larvária do município, segundo a última avaliação. Durante estes dias haverá intensificação das vistorias casa a casa em cada um destes pontos. 

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, o objetivo da semana é realizar uma grande mobilização social, envolvendo o poder público e a população na busca por um meio ambiente saudável e livre de focos do mosquito. 

O secretário de Saúde, Juan Lambert, afirma que este é o momento mais favorável à proliferação do Aedes aegypti. "Continuamos a pedir o apoio de todos os munícipes; pois é fundamental o envolvimento da população para eliminarmos os focos do mosquito", declara. "Não podemos baixar a guarda", reforça o secretário.

De 2015 a 2016, o Governo Municipal de Caraguá, por meio da Secretaria de Saúde, já reduziu o número de casos de dengue em 99%, por meio da aplicação do Plano Municipal de Controle do Aedes aegypti. De janeiro a 31/10/2016, Caraguá registrou 68 casos confirmados da doença. Durante o mesmo período no ano passado, a cidade já contava com 5.039 casos da doença. 

Plano Municipal de Controle do Aedes aegypti 

Por meio deste plano, agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), anualmente, seguem a meta de vistoriar, a cada 15 dias, 100% dos pontos estratégicos como borracharias, ferro velho, depósito de materiais de construção – locais que tendem a ter muitos criadouros; promover vistorias em imóveis especiais trimestralmente (escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e igrejas – locais com aglomerações); realizar quatro ciclos de vistorias casa a casa em pelo menos 80% de todos os imóveis do município, sendo que um ciclo de vistoria deve ser promovido a cada trimestre. 



Últimas Notícias