Marília Gama

Ressaca do mar invade ruas e causa medo e prejuízos no Litoral Norte



Postado em: 29/10/2016


A ressaca do mar causou susto e prejuízos nas cidades do Litoral Norte. Em São Sebastião, a força do mar derrubou muros e provocou inundações. Em Ilhabela, também foram registradas inundações, assim como em Caraguá. Praticamente não existe faixa de areia na maioria das praias da região e os banhistas devem tomar cuidado por conta do mar agitado.

Centro de São Sebastião (Foto da internauta: Gabriela Oliveira)

Em São Sebastião, um dos bairros mais atingidos foi o Canto do Mar, na Costa Norte. A água do mar avançou sobre as ruas próximas à praia e derrubou pelo menos dois muros.

No Centro Histórico, várias ruas estão tomadas pela água do mar. O mesmo ocorre no bolsão da travessia por balsas, em Ilhabela.

Bolsão da travessia foi tomado pelas águas em Ilhabela (Foto da internauta: Viviane Assumpção)

Em Maresias, na Costa Sul, um carro de lanches foi derrubado na praia. Piscinas e quintais de casas situadas á beira mar foram atingidas pela força das águas. Houve a queda de alguns muros e pelo menos duas famílias tiveram de deixar suas casas. O muro de uma escolinha de surf, situada na Avenida Mãe Bernarda, em Juquehy, também foi derrubado.

O chefe da Defesa Civil de São Sebastião, Carlos Eduardo dos Santos, o Carlão, informou ao RADAR LITORAL, que uma família permanece fora de sua casa na Costa Norte e que diversos bairros da Costa Sul, como Baleia, Juquehy e Barra do Sahy, têm casas inundadas pela água do mar.

Segundo ele, na tarde deste sábado, a maré está pouco mais de 1,5 metro acima do normal e há ondas de até quatro metros em praias como Boiçucanga. “Pedimos que as pessoas tomem muito cuidado na praia e evitem ficar de costas para o mar para não serem surpreendidas”, afirmou o chefe da Defesa Civil.

Isso porque praticamente inexiste faixa de areia nas praias da região.

Em Caraguatatuba, a água do mar avança sobre a Avenida Dr. Arthur Costa Filho, na região central. O poste desativado foi derrubado e, no Massaguaçu, a força da maré levou algumas pedras de um deck.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil havia emitido um comunicado onde informava a passagem de um ciclone extratropical no oceano com ventos intensos de Sul/Sudeste, causando elevação do nível do mar entre a tarde desta sexta (28) e a madrugada do sábado (29) seguida de forte agitação marítima até a segunda-feira (31).

Deck da Rua da Praia em São Sebastião (Foto: Radar Litoral)

 



Últimas Notícias