Coordenação do Samu Litoral Norte busca parceria do Estado para ter aeronave com equipe médica na Operação Verão



Postado em: 19/10/2016


A Coordenação do Samu Regional Litoral Norte, que tem sede em São Sebastião, busca a parceria do Estado para ter uma aeronave com equipe médica na temporada de verão. Na última terça-feira (18/10), o Coordenador Geral, enfermeiro André Luís da Silva Leandro, e o coordenador médico Dr. Félix Reinaldo Plastino, foram recebidos pela Dra Maria Cecília Damasceno, assistente técnica do Secretário de Estado da Saúde.

A pauta da reunião foi a solicitação de uma aeronave com equipe médica – Aeromédico, a fim de diminuir o tempo resposta das ocorrências graves e o encaminhamento destes pacientes diretamente para tratamentos definitivos de alta complexidade. Na oportunidade, os coordenadores do SAMU Litoral Norte apresentaram um trabalho de pesquisa dos óbito por acidentes de trânsito no Litoral Norte e suas respectivas causas.

Conforme explicara, a pesquisa evidenciou, por exemplo, que o trauma crânio-encelálico é responsável por mais de 70% destes óbitos na média das quatro cidades, o que evidencia a necessidade de uma abordagem mais resolutiva nos casos neurocirúrgicos por trauma da região. Os dados desta pesquisa foram coletados pelas bases do Samu das 4 cidades do Litoral Norte, analisando os atestados de óbitos nas suas respectivas vigilâncias epidemiológicas no período do ano de 2015.

Foram discutidas ainda questões como Regulação Médica de Urgência, Protocolo Consensuado de Vaga Zero entre regulação médica do SAMU e CROS, entre outros assuntos. A reunião estabeleceu que assim que houver uma posicionamento em relação a equipe de Aéromedico -  Pré Hospitalar para a região na Operação verão, haverá uma nova reunião, desta vez, no Litoral Norte com demais técnicos do setor de Urgência e Emergência da Saúde.



Últimas Notícias